Análise tafonômica e taxonômica da concentração de invertebrados fósseis do topo da Formação Romualdo, cretáceo inferior da Bacia do Araripe em Araripe, Ceará (CE).
DOI:
https://doi.org/10.18190/1980-8208/estudosgeologicos.v24n1p53-64Palabras clave:
Formação Romualdo,, tafofácies, tempestitos, moluscos, transgressão marinha CretácicaResumen
Na Bacia Sedimentar do Araripe, as rochas que caracterizam a Formação Romualdo, Neoaptiano-Eoalbiano (Cretáceo Inferior), tiveram sua deposição em ambiente lagunar com influência marinha. No distrito de Brejinho, porção noroeste da bacia, município de Araripe (CE), foi encontrado um afloramento da Formação Romualdo, com concentração de conchas de moluscos (gastrópodes e biválvios) que possibilitou estudos tafonômicos. Nesse local, realizou-se: (1) coletas, seguindo procedimentos tafonômicos, (2) análises tafonômicas, (3) descrição de tafofácies, (4) identificação taxonômica e (5) interpretação paleoambiental. A análise tafonômica permitiu a caracterização de cinco tafofácies primariamente biogênicas, depositadas em condições de tempestades, que exibem em geral: fragmentação, variação de tamanho e distribuição complexa e caótica de bioclastos, tanto em planta como em seção e contatos bruscos e erosivos. Foram identificados gastrópodes da família Epitoniidae e do género Cerithium sp. e biválvios indeterminados. A identificação desses táxons sugere ambiente transicional a marinho raso. Os resultados dos dados paleontológicos do afloramento de Brejinho, em Araripe, corroboram com ação de tempestades em ambiente marinho raso e expandem os limites paleogeográficos da transgressão marinha Cretácea da Formação Romualdo, para noroeste da Bacia do Araripe.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais para os textos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos textos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
