A Brigada e o Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto

as intersecções do direito à moradia e à literatura nas ocupações de Pernambuco

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-7354.2023.259435

Palabras clave:

direito à cidade, direito à literatura, movimentos sociais, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto

Resumen

Este é um relato de experiência etnográfico sobre as atividades da Brigada e do Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) em Pernambuco, entre julho de 2021 e julho de 2023, cujo público-alvo foram crianças e adolescentes que vivem em ocupações do movimento. As atividades tomaram como pressuposto a obra O direito à literatura, de Antonio Candido, a qual considera a literatura um direito humano, para daí alargar a compreensão sobre o direito à moradia e à cidade como um direito complexo. Nesse âmbito, utilizando-se de metodologias participativas e da educação popular de Paulo Freire, a Brigada e o Setor de Educação realizaram uma série de oficinas de contação de histórias e atividades lúdicas, a fim de promover a educação em direitos humanos. Foi perceptível que as oficinas auxiliaram as crianças e os adolescentes a compreender o propósito do MTST, bem como conceitos-chaves, como direito à moradia e à cidade. Ademais, as atividades fomentaram o senso comunitário e de coesão social entre os ocupantes, auxiliando a identificação dos participantes como sujeitos de direito, fato que também se refletiu no aumento da autoestima das crianças e dos adolescentes ocupantes do MTST.

 

Biografía del autor/a

Clarissa Galvão Cavalcanti Borba, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Sociologia.

Rávanny Landim Bezerra, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Bacharel em Direito.

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Publicado

2024-07-31

Cómo citar

Borba, C. G. C., & Bezerra, R. L. (2024). A Brigada e o Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto: as intersecções do direito à moradia e à literatura nas ocupações de Pernambuco. Estudos Universitários, 40(2), 494–520. https://doi.org/10.51359/2675-7354.2023.259435