A Brigada e o Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto

as intersecções do direito à moradia e à literatura nas ocupações de Pernambuco

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2675-7354.2023.259435

Mots-clés :

direito à cidade, direito à literatura, movimentos sociais, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto

Résumé

Este é um relato de experiência etnográfico sobre as atividades da Brigada e do Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) em Pernambuco, entre julho de 2021 e julho de 2023, cujo público-alvo foram crianças e adolescentes que vivem em ocupações do movimento. As atividades tomaram como pressuposto a obra O direito à literatura, de Antonio Candido, a qual considera a literatura um direito humano, para daí alargar a compreensão sobre o direito à moradia e à cidade como um direito complexo. Nesse âmbito, utilizando-se de metodologias participativas e da educação popular de Paulo Freire, a Brigada e o Setor de Educação realizaram uma série de oficinas de contação de histórias e atividades lúdicas, a fim de promover a educação em direitos humanos. Foi perceptível que as oficinas auxiliaram as crianças e os adolescentes a compreender o propósito do MTST, bem como conceitos-chaves, como direito à moradia e à cidade. Ademais, as atividades fomentaram o senso comunitário e de coesão social entre os ocupantes, auxiliando a identificação dos participantes como sujeitos de direito, fato que também se refletiu no aumento da autoestima das crianças e dos adolescentes ocupantes do MTST.

 

Bibliographies de l'auteur

Clarissa Galvão Cavalcanti Borba, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Sociologia.

Rávanny Landim Bezerra, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Bacharel em Direito.

Références

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Publiée

2024-07-31

Comment citer

Borba, C. G. C., & Bezerra, R. L. (2024). A Brigada e o Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto: as intersecções do direito à moradia e à literatura nas ocupações de Pernambuco. Estudos Universitários, 40(2), 494–520. https://doi.org/10.51359/2675-7354.2023.259435