Vol. 40 Núm. 1 (2023): Raça, gênero e classe social ‒ atravessamentos identitários e tensionamentos sociais

					Ver Vol. 40 Núm. 1 (2023): Raça, gênero e classe social  ‒ atravessamentos identitários e tensionamentos sociais

O v. 40, n. 1, da Estudos Universitários: revista de cultura (EUs), vinculada à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem como proposta receber estudos, ensaios, entrevistas, relatos de experiência e resenhas que apresentem e problematizem questões relacionadas à raça, gênero e classe social e seus atravessamentos identitários e tensionamentos sociais, a partir de perspectivas inter e multidisciplinares.

Publicado: 2023-10-24

Editorial

Estudos

  • Os desafios de gênero e raça no ensino superior público uma análise no Nordeste brasileiro

    Saulo Cabral dos Santos, Nayara Kelly de Melo Silva
    20-50
    DOI: https://doi.org/10.51359/2675-7354.2023.255966
  • Florestan Fernandes e a crítica da formação colonial brasileira trabalho, racismo e capitalismo dependente

    Diogo Valença de Azevedo Costa
    51-86
    DOI: https://doi.org/10.51359/2675-7354.2023.257912
  • O ser negro nas representações midiáticas um debate de construções de identidades

    Emanuele Cristina Santos do Nascimento, Ana Paula Abrahamian de Souza
    87-108
    DOI: https://doi.org/10.51359/2675-7354.2023.258232
  • Livros didáticos de História e a Educação das Relações Étnico-Raciais

    Maria da Conceição dos Reis, Cledson Severino de Lima, Rafaela Alcântara Barros de Oliveira
    109-126
    DOI: https://doi.org/10.51359/2675-7354.2023.258234

Entrevista

Relatos

Resenha

  • Paulo Freire A prática da liberdade, para além da alfabetização

    Antônio Fernando de Araújo Sá
    197-203
    DOI: https://doi.org/10.51359/2675-7354.2023.253883
  • Em busca de uma redistribuição da violência algumas reflexões sobre as perspectivas de Jota Mombaça

    André Pereira da Costa
    204-213
    DOI: https://doi.org/10.51359/2675-7354.2023.256109
  • Alforria pelo verso

    Peron Pereira Santos Machado Rios
    214-233
    DOI: https://doi.org/10.51359/2675-7354.2023.258909