Narrativa publicitária, consumo e entretenimento

Everardo Rocha, Maria Amaral

Resumo


A partir da globalização da comunicação da moda de luxo, o trabalho analisa a interpretação realizada por um grupo de informantes sobre anúncios das grifes Dior, Ralph Lauren e Marc Jacobs. A interpretação dos informantes - um grupo de mulheres de classe alta do Rio de Janeiro - permite identificar, nas representações veiculadas nos anúncios e nas práticas de consumo ali inscritas, uma experiência que, além de outras dimensões, pode ser percebida como de entretenimento, lazer ou ocupação prazeirosa do tempo.

Palavras-chave


narrativa publicitária; comunicação e entretenimento; consumo

Texto completo:

PDF

Referências


BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

CANCLINI, Nestor. Consumidores e cidadãos. Rio de Janeiro: Editora UFRJ. 2005.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

LIPOVETSKY, G. & ROUX, E. O luxo eterno. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

MCCRACKEN, Grant. Cultura e consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.

MILLER, Daniel. Teoria das compras. São Paulo: Nobel, 2002

O’HARA, Georgina. Enciclopédia da moda. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

PILLE, Lolita. Hell-Paris-75016. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2003.

POCHNA, Marie-France. Dior. São Paulo: Cosac Naify, 2000.

ROCHA, Everardo. A sociedade do sonho. Rio de Janeiro: Mauad, 1995.

ROCHA, Everardo. Magia e capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 2001.

WEISBERGER, Lauren. O diabo veste Prada. Rio de Janeiro: Record, 2006


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Creative Commons License

A Revista Ícone está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial CC BY-NC 4.0.

Classificação de Periódicos 2013-2016, CAPES: B4 (Comunicação e Informação)

© 1996-2017 Revista Ícone
Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFPE
Av. da Arquitetura, s/n – Cidade Universitária
CEP 50.740-550 Recife (PE), Brasil