Narrativa publicitária, consumo e entretenimento

Auteurs-es

  • Everardo Rocha Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Maria Amaral Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.34176/icone.v10i1.230109

Mots-clés :

narrativa publicitária, comunicação e entretenimento, consumo

Résumé

A partir da globalização da comunicação da moda de luxo, o trabalho analisa a interpretação realizada por um grupo de informantes sobre anúncios das grifes Dior, Ralph Lauren e Marc Jacobs. A interpretação dos informantes - um grupo de mulheres de classe alta do Rio de Janeiro - permite identificar, nas representações veiculadas nos anúncios e nas práticas de consumo ali inscritas, uma experiência que, além de outras dimensões, pode ser percebida como de entretenimento, lazer ou ocupação prazeirosa do tempo.

Bibliographies de l'auteur-e

Everardo Rocha, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professor-Associado do Departamento de Comunicação da PUC-Rio.

Maria Amaral, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestre em Comunicação pela PUC-Rio.

Références

BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

CANCLINI, Nestor. Consumidores e cidadãos. Rio de Janeiro: Editora UFRJ. 2005.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

LIPOVETSKY, G. & ROUX, E. O luxo eterno. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

MCCRACKEN, Grant. Cultura e consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.

MILLER, Daniel. Teoria das compras. São Paulo: Nobel, 2002

O’HARA, Georgina. Enciclopédia da moda. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

PILLE, Lolita. Hell-Paris-75016. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2003.

POCHNA, Marie-France. Dior. São Paulo: Cosac Naify, 2000.

ROCHA, Everardo. A sociedade do sonho. Rio de Janeiro: Mauad, 1995.

ROCHA, Everardo. Magia e capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 2001.

WEISBERGER, Lauren. O diabo veste Prada. Rio de Janeiro: Record, 2006

Téléchargements

Publié-e

2008-07-06

Numéro

Rubrique

Artigos Livres