Os Jogos em Redes Sociais Online, Pervasive Games e a Gameficação do Cotidiano como Expressões do Lúdico na Sociedade Contemporânea

Breno Maciel Souza Reis

Resumo


Este artigo busca analisar os jogos e as manifestações do lúdico na contemporaneidade, considerando tais práticas como fenômenos culturais, intrínsecos à história do homem e fundamentais para a formação das sociedades. A partir do entrecruzamento entre as redes informacionais móveis e o espaço físico das cidades, utiliza o conceito de círculo mágico, para entender como esses processos borram os limites outrora bem definidos entre o jogo e a vida cotidiana dos indivíduos. Assim, busca entender a emergência dos jogos pervasivos e o ingresso de aspectos que até eram então considerados como pertencentes ao universo simbólico do jogo na vida social dos sujeitos inseridos nesse contexto.

Palavras-chave


cibercultura; jogos; gameficação; jogos pervasivos

Texto completo:

PDF

Referências


CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens. Lisboa: Cotovia, 1990.

DOVEY, Jon; KENNEDY, Helen W. Game cultures: Computer games as new media. London: Open University, 2006.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens. 5ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.

LIPOVETSKY, Gilles. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Editora Bacarolla, 2004.

McLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1964.

MONTOLA, Marcus; STENROS, Jaako; WAERN, Annika. Pervasive games, theory and design: experiences on the boundary between life and play. Burlington: Elsevier, 2009.

RECUERO, Raquel. “Apontamentos sobre jogos em sites de rede social”. Social Media 2010. Disponível em . Acesso em 06 jun. 2011.

SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Vozes, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Creative Commons License

A Revista Ícone está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial CC BY-NC 4.0.

Diretórios e Indexadores: Sumários, LivRe/CNEN, Periódicos UFPE, .periódicos. CAPES (em atualização).

Classificação de Periódicos 2013-2016, CAPES: B4 (Comunicação e Informação)

© 1996-2017 Revista Ícone
Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFPE
Av. da Arquitetura, s/n – Cidade Universitária
CEP 50.740-550 Recife (PE), Brasil