Insegurança perceptual e atmosferas do medo: conexões entre realismo e horror no cinema contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.34176/icone.v17i3.242262Keywords:
Realismo dos sentidos, horror, cinema contemporâneo, insegurança perceptual, atmosferaAbstract
O presente artigo pretende elaborar possíveis conexões entre um realismo de viés sensório e o gênero horror, a partir da ideia de que ambos compartilham um elemento comum: a insegurança perceptual que corrobora para a apreensão de atmosferas de suspense e de medo. Operando tanto na narrativa fílmica quanto na relação direta com o espectador, a insegurança perceptual foi debatida por Thomas Elsaesser (2015), sendo brevemente relacionada com filmes do gênero horror. Gostaríamos que aprofundar essa relação, incorporando ao debate lançado pelo autor o elemento atmosférico, que surge a partir de ambientações de filmes cuja “camada sensória” está em evidência e que, ao investirem na espacialidade e em uma quebra da centralidade do olhar humano, remetem a operações já tradicionais da narrativa do horror.
References
BAZIN, André. O que é o cinema?. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
CARROLL, Nöel. A filosofia do horror ou paradoxos do coração. Campinas: Papirus, 1999.
CHERRY, Brigid. Routledge Film Guidebooks: Horror. Nova York: Routledge, 2009.
DE LUCA, Tiago. “Realismo dos Sentidos: uma tendência no cinema mundial contemporâneo”. In: MELLO, Cecília (Org.). Realismo Fantasmagórico. São Paulo: Coleção CINUSP, 2015.
DE SÁ, Daniel Serravalle. Gótico tropical: O sublime e o demoníaco em O Guarani. Salvador: EDUFBA, 2010.
ELSAESSER, Thomas. “Cinema Mundial: Realismo, Evidência, Presença”. In: MELLO, Cecília (Org.). Realismo Fantasmagórico. Coleção CINUSP, 2015.
FRANÇA, Júlio. “As sombras do real: a visão de mundo gótica e as poéticas realistas”. In: CHIARA, Ana; ROCHA, Fátima Cristina Dias, (orgs.) Literatura Brasileira em Foco UI; em torno dos realismos. Rio de Janeiro: Casa Doze, 2015. (p. 133 – 146)
KRACAUER, Siegfried. Theory of Filme: The Redemption of Physical Reality. Princeton: Princeton University Press, 1997.
LANZONI, Paulo Alberto. “Stimmungen tangíveis: incursões sobre as atmosferas na sala escura”. Rio de Janeiro: Revista ALCEU – n.34 – jan./jun. 2017. Pp 70 -80.
MARKS, Laura U. The Skin of the Film: Intercultural Cinema, Embodiment and The Senses. Durham: Duke University Press, 2000.
NEALE, S. Genre and Hollywood, London: Routledge, 2000.
PRAWER, S. S. Caligari’s Children: The Film as Tale of Terror, New York, NY: Da Capo Press, 1980.
SANTOS, Fernanda Sales Rocha. “Realismo sensório, horror e a fantasmagoria do cinema em Fantasma (Lisandro Alonso, 2006)”. Movimento, São Paulo, Ed. 7, p. 88 – 103, dez 2016.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. Cidade do México: Editions du Seuil, 1980.
TWITCHELL, J. B. Dreadful Pleasures: An Anatomy of Modern Horror, Oxford: Oxford University Press, 1985.
VIEIRA JR, Erly. “Por uma exploração sensorial e afetiva do real”: Esboços sobre a dimensão háptica do cinema contemporâneo. In: MELLO, Cecília (Org.). Realismo Fantasmagórico. Coleção CINUSP, 2015.
VIEIRA JUNIOR, Erly. “Paisagens Sonoras e Realismo Sensório no Cinema Mundial Contemporâneo”.In: Contempoanea | comunicação e cultura - v.11 – n.03 – set-dez 2013 – p. 489-503.
WILLIAMS, Linda. Film Bodies: Gender, Genre, and Excess. In: Film Quarterly, Vol. 44, No. 4 (Summer, 1991), pp. 213. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/1212758
Downloads
Published
Issue
Section
License
A submissão de originais para a Ícone implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista Ícone sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações mediante citação do nome da Ícone como publicação original.
Em virtude do acesso aberto este periódico, permite-se o uso gratuito dos artigos com finalidades educacionais, científicas, não-comerciais, desde que citada a fonte, conforme as diretrizes da licença Creative Commons.
Autores que submeterem um artigo para publicação na revista Ícone, concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sem pagamento, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
d. as ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.