Insegurança perceptual e atmosferas do medo: conexões entre realismo e horror no cinema contemporâneo

Auteurs-es

  • Fernanda Sales Rocha Santos Universidade de São Paulo
  • Cecília Antakly de Mello Universidade de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.34176/icone.v17i3.242262

Mots-clés :

Realismo dos sentidos, horror, cinema contemporâneo, insegurança perceptual, atmosfera

Résumé

O presente artigo pretende elaborar possíveis conexões entre um realismo de viés sensório e o gênero horror, a partir da ideia de que ambos compartilham um elemento comum: a insegurança perceptual que corrobora para a apreensão de atmosferas de suspense e de medo. Operando tanto na narrativa fílmica quanto na relação direta com o espectador, a insegurança perceptual foi debatida por Thomas Elsaesser (2015), sendo brevemente relacionada com filmes do gênero horror. Gostaríamos que aprofundar essa relação, incorporando ao debate lançado pelo autor o elemento atmosférico, que surge a partir de ambientações de filmes cuja “camada sensória” está em evidência e que, ao investirem na espacialidade e em uma quebra da centralidade do olhar humano, remetem a operações já tradicionais da narrativa do horror.

Bibliographies de l'auteur-e

Fernanda Sales Rocha Santos, Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Cecília Antakly de Mello, Universidade de São Paulo

Docente do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Professora no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão ECA-USP, vice-diretora do Cinusp Paulo Emílio e vice-presidente da Comissão de Relações Internacionais da ECA-USP. Doutorado em Cinema (Film Studies) pela Universidade de Londres, Reino Unido (2006).

Références

BAZIN, André. O que é o cinema?. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

CARROLL, Nöel. A filosofia do horror ou paradoxos do coração. Campinas: Papirus, 1999.

CHERRY, Brigid. Routledge Film Guidebooks: Horror. Nova York: Routledge, 2009.

DE LUCA, Tiago. “Realismo dos Sentidos: uma tendência no cinema mundial contemporâneo”. In: MELLO, Cecília (Org.). Realismo Fantasmagórico. São Paulo: Coleção CINUSP, 2015.

DE SÁ, Daniel Serravalle. Gótico tropical: O sublime e o demoníaco em O Guarani. Salvador: EDUFBA, 2010.

ELSAESSER, Thomas. “Cinema Mundial: Realismo, Evidência, Presença”. In: MELLO, Cecília (Org.). Realismo Fantasmagórico. Coleção CINUSP, 2015.

FRANÇA, Júlio. “As sombras do real: a visão de mundo gótica e as poéticas realistas”. In: CHIARA, Ana; ROCHA, Fátima Cristina Dias, (orgs.) Literatura Brasileira em Foco UI; em torno dos realismos. Rio de Janeiro: Casa Doze, 2015. (p. 133 – 146)

KRACAUER, Siegfried. Theory of Filme: The Redemption of Physical Reality. Princeton: Princeton University Press, 1997.

LANZONI, Paulo Alberto. “Stimmungen tangíveis: incursões sobre as atmosferas na sala escura”. Rio de Janeiro: Revista ALCEU – n.34 – jan./jun. 2017. Pp 70 -80.

MARKS, Laura U. The Skin of the Film: Intercultural Cinema, Embodiment and The Senses. Durham: Duke University Press, 2000.

NEALE, S. Genre and Hollywood, London: Routledge, 2000.

PRAWER, S. S. Caligari’s Children: The Film as Tale of Terror, New York, NY: Da Capo Press, 1980.

SANTOS, Fernanda Sales Rocha. “Realismo sensório, horror e a fantasmagoria do cinema em Fantasma (Lisandro Alonso, 2006)”. Movimento, São Paulo, Ed. 7, p. 88 – 103, dez 2016.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. Cidade do México: Editions du Seuil, 1980.

TWITCHELL, J. B. Dreadful Pleasures: An Anatomy of Modern Horror, Oxford: Oxford University Press, 1985.

VIEIRA JR, Erly. “Por uma exploração sensorial e afetiva do real”: Esboços sobre a dimensão háptica do cinema contemporâneo. In: MELLO, Cecília (Org.). Realismo Fantasmagórico. Coleção CINUSP, 2015.

VIEIRA JUNIOR, Erly. “Paisagens Sonoras e Realismo Sensório no Cinema Mundial Contemporâneo”.In: Contempoanea | comunicação e cultura - v.11 – n.03 – set-dez 2013 – p. 489-503.

WILLIAMS, Linda. Film Bodies: Gender, Genre, and Excess. In: Film Quarterly, Vol. 44, No. 4 (Summer, 1991), pp. 2­13. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/1212758

Téléchargements

Publié-e

2019-09-28

Numéro

Rubrique

Dossiê