Imitação a Camões em Cristaes da alma (1673), de Gerardo de Escobar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2024.262904

Palavras-chave:

Camões, século XVII, Antônio de Escobar

Resumo

Este artigo visa investigar a presença de Camões em fins do século XVII, em Portugal, com base na ficção amorosa de Gerardo de Escobar, pseudônimo de fr. Antônio de Escobar (1618-1681), disposta em Cristaes da alma (1673). A imitação a Camões destaca-se em três momentos dos Cristaes: nos elogios aos olhos da mulher amada, com emulações (anti)petrarquistas; nos passeios da persona poética por um bosque, com referências ao Gigante Adamastor; nos suspiros de Aônio, que retomam e amplificam um soneto camoniano. Veremos como Escobar imita e diversifica a poesia de Camões, autoridade fundamental à sua matéria amorosa.

Biografia do Autor

Isabel Scremin da Silva, USP/Doutoranda

Universidade de São Paulo. Doutoranda em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Mestra em Literatura Portuguesa pela mesma instituição, sua dissertação aborda os impressos do jesuíta Alexandre de Gusmão (1629-1724). Graduada em Letras - Bacharelado em Português pela Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista CAPES. E-mail: isabelscremin@gmail.com.

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Publicado

14-11-2024

Como Citar

Silva, I. S. da. (2024). Imitação a Camões em Cristaes da alma (1673), de Gerardo de Escobar. Revista Investigações, 37(especial). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2024.262904

Edição

Seção

500 anos de Camões: tradição, diálogos e perspectivas

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