Três tipos de estudos de revisão nas pesquisas educacionais: caracterização e análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2022.255963

Palavras-chave:

estudos bibliométricos, revisão de literatura, revisão sistemática.

Resumo

O texto objetiva analisar como três tipologias de estudos de revisão (revisão de literatura, revisão sistemática e estudos bibliométricos) são abordados em pesquisas sobre a produção do conhecimento em educação. Estudos de revisão são aqueles que se dedicam a mapear a produção do conhecimento buscando problematizar tendências e desafios, e sinalizam novas demandas de determinada área acadêmica e os desenhos metodológicos das pesquisas. A metodologia envolveu a análise de 12 trabalhos (3 revisões de literatura, 4 revisões sistemáticas e 5 estudos bibliométricos). O texto inicia com um panorama sobre os estudos de revisão, na sequência apresenta os 12 trabalhos de revisão, apontando as principais aproximações, dissonâncias, tendências e lacunas, sinalizando novos caminhos para pesquisas sobre os estudos de revisão.  Constatou-se que os trabalhos podem tecer procedimentos metodológicos díspares, mas seguem contribuindo na elaboração de sínteses importantes para as pesquisas no campo educacional.

Biografia do Autor

Ana Lucia Felix dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação. Professora do Centro de Educação - UFPE; Professora do Programa de Pós-graduçaõ da UFPE.

Elizabete Pereira Barbosa, Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Educação

Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana (DEDU-UEFS), professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS e Coordenadora do Grupo de Pesquisa- Centro de Estudos e de Documentação em Educação (CEDE-UEFS).

Fernando Xavier Silva, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos

Valdelaine da Rosa Mendes, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo. É Professora Titular da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel e Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Estado, política e gestão educacional (UFPel).

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Publicado

22-12-2022

Edição

Seção

Artigos: demanda contínua