Três tipos de estudos de revisão nas pesquisas educacionais: caracterização e análise
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2022.255963Palavras-chave:
estudos bibliométricos, revisão de literatura, revisão sistemática.Resumo
O texto objetiva analisar como três tipologias de estudos de revisão (revisão de literatura, revisão sistemática e estudos bibliométricos) são abordados em pesquisas sobre a produção do conhecimento em educação. Estudos de revisão são aqueles que se dedicam a mapear a produção do conhecimento buscando problematizar tendências e desafios, e sinalizam novas demandas de determinada área acadêmica e os desenhos metodológicos das pesquisas. A metodologia envolveu a análise de 12 trabalhos (3 revisões de literatura, 4 revisões sistemáticas e 5 estudos bibliométricos). O texto inicia com um panorama sobre os estudos de revisão, na sequência apresenta os 12 trabalhos de revisão, apontando as principais aproximações, dissonâncias, tendências e lacunas, sinalizando novos caminhos para pesquisas sobre os estudos de revisão. Constatou-se que os trabalhos podem tecer procedimentos metodológicos díspares, mas seguem contribuindo na elaboração de sínteses importantes para as pesquisas no campo educacional.
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