A Literacia Probabilística na Perspectiva da Teoria Histórico-Cultural
DOI:
https://doi.org/10.33052/inter.v6i11.247745Palavras-chave:
Teoria Histórico-Cultural, Ensino de Probabilidade, Literacia Probabilística, Anos Iniciais, Ensino FundamentalResumo
Considerando que o homem é um sujeito histórico e social, este estudo bibliográfico possui uma abordagem metodológica de natureza qualitativa e delineamento descritivo explicativo, que tem como objetivo de relacionar os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural (THC) com o ensino de Probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental focando no desenvolvimento da literacia probabilística e fazendo apontamentos correlacionando-os com referenciais curriculares. Assim, no decorrer do texto, tem-se a intenção do diálogo entre conceitos e ideias da Teoria Histórico-Cultural com os elementos cognitivos relacionados à literacia probabilística, apontando considerações dos referenciais curriculares do estado de São Paulo e nacionais. Como principais resultados, temos que os pressupostos desta teoria podem contribuir para uma prática educativa que priorize o aspecto social e para a aquisição de um conhecimento mais rico, mais ativo e mais significativo ao aluno.
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