Concepções sobre a Relação Ensino-Pesquisa no/do Currículo da Licenciatura em História da UFPE em Contexto de Reforma Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33052/inter.v6i11.247747

Palavras-chave:

Ensino-Pesquisa, Formação de Professores/as, Licenciatura

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar concepções construídas por docentes e funcionário do corpo técnico-administrativo do curso de licenciatura em História da Universidade Federal de Pernambuco sobre a relação ensino-pesquisa proposta pelo curso a partir de sua reforma curricular, implantada em 2012.2. Para construímos a pesquisa, utilizamos a entrevista semiestruturada como instrumento metodológico. Foram entrevistados/as docentes do curso e funcionário do corpo técnico administrativo. A análise dos dados foi realizada a partir da produção teórica de Soares e Cunha (2017); Cunha (2011); Monteiro e Penna (2011); Tardif (2002); Freire (1997), e categorizada a partir da técnica da Análise de Conteúdo de Bardin. As entrevistas mostraram divergências entre as concepções dos sujeitos sobre o currículo do curso, o processo de reforma e, dentro disto, acerca da concepção teoria-prática, concebida como indissociável por um grupo de sujeitos e como dicotômica por outro grupo.

Biografia do Autor

Danielle Camelo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela UFPE. Mestra em Educação pela UFPE. Licenciada em História pela UFPE. 

José Batista Neto, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ciências da Educação e Professor Titular do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de
Pernambuco.

Referências

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Publicado

2020-08-06

Edição

Seção

Artigos em fluxo contínuo