Concepções sobre a Relação Ensino-Pesquisa no/do Currículo da Licenciatura em História da UFPE em Contexto de Reforma Curricular
DOI:
https://doi.org/10.33052/inter.v6i11.247747Palavras-chave:
Ensino-Pesquisa, Formação de Professores/as, LicenciaturaResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar concepções construídas por docentes e funcionário do corpo técnico-administrativo do curso de licenciatura em História da Universidade Federal de Pernambuco sobre a relação ensino-pesquisa proposta pelo curso a partir de sua reforma curricular, implantada em 2012.2. Para construímos a pesquisa, utilizamos a entrevista semiestruturada como instrumento metodológico. Foram entrevistados/as docentes do curso e funcionário do corpo técnico administrativo. A análise dos dados foi realizada a partir da produção teórica de Soares e Cunha (2017); Cunha (2011); Monteiro e Penna (2011); Tardif (2002); Freire (1997), e categorizada a partir da técnica da Análise de Conteúdo de Bardin. As entrevistas mostraram divergências entre as concepções dos sujeitos sobre o currículo do curso, o processo de reforma e, dentro disto, acerca da concepção teoria-prática, concebida como indissociável por um grupo de sujeitos e como dicotômica por outro grupo.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Martins Fontes, 1977.
BATISTA NETO, José. Saberes Pedagógicos e Saberes Disciplinares Específicos: os desafios para o ensino de História. Fóruns Contemporâneos de Ensino de História no Brasil | on-line. 2007.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um canto de pesquisa. Teoria e Educação. Rio Grande do Sul, n.2, 1990, p. 177-229.
CUNHA, Maria Isabel da. Indissociabilidade entre ensino e pesquisa: a qualidade da graduação em tempos de democratização. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 29, n. 2, 443-462, jul./dez. 2011.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História. São Paulo: Papirus, 2005.
FREIRE, Paulo. Professora, sim; tia, não – Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’água, 1997.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento – Pesquisa Qualitativa em Saúde. São Paulo: Editora Hucitec, 2006.
MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa; PENNA, Fernando de Araújo. Ensino de História: saberes em lugar de fronteiras. Educ. Real., Porto Alegre, v. 36, n.1, p. 191-211, jan./abr., 2011.
SOARES, Sandra Regina; CUNHA, Maria Isabel da. Qualidade do ensino de graduação: concepções de docentes pesquisadores. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v.22, n.2, p.316-331, jul, 2017.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Danielle CAMELO, José BATISTA NETO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommons Atribuição 4.0
Internacional (texto da Licença:https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).