Metodologias ativas aplicadas à cursos de capacitação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.252829

Palavras-chave:

Metodologias Ativas de Aprendizagem, Competências Contemporâneas, Cursos de Capacitação

Resumo

O texto foca os cursos de capacitação oferecidos pela Fundação João Pinheiro do estado Minas Gerais cuja finalidade é aperfeiçoar e atualizar servidores e cidadãos interessados nos temas da administração pública. O trabalho é um estudo teórico relativo às metodologias ativas educacionais e sobre a possibilidade de aplicação de algumas de suas estratégias no âmbito da Gerência de Capacitação e Treinamento (GCT) da referida Instituição. Inicialmente, o texto discute o conceito de metodologias ativas educacionais e sintetiza alguns de seus pressupostos. Na sequência são indicadas técnicas de metodologias ativas aplicáveis aos cursos da GCT. A título de conclusão, o estudo defende os fundamentos das metodologias ativas ressaltando, no entanto, que a escolha da metodologia a ser adotada deve levar em conta as necessidades dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Renato Somberg Pfeffer, FJP

Doutor em Filosofia pela Universidade Complutense de Madrid. Pesquisador pela fundação João Pinheiro de Minas Gerais. 

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Publicado

2021-12-23