Entre nós e linhas: tecituras curriculares sob uma abordagem contextualizada e decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-7668.2022.254789

Palavras-chave:

Currículo, Decolonialidade, Educação Contextualizada

Resumo

O presente trabalho procura contribuir com o debate acerca do processo de construção do Currículo, suas narrativas, e as representações que ele carrega, apresentando as possibilidades de repensá-lo na busca de ações pedagógicas que incluam os sujeitos. Sendo assim, as discussões são feitas a partir dos conceitos de decolonialidade e contextualização. A pesquisa traz a experiência da educação contextualizada para a convivência com o Semiárido como proposta emancipatória, propondo uma nova concepção de educação através das práticas desenvolvidas pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA). A metodologia pautou-se em uma abordagem qualitativa, do tipo documental. Para promoção do diálogo proposto, as seguintes referências foram utilizadas (SILVA, 2011), (MARX; ENGELS. 2011), (FREIRE, 1987), (MARTINS, 2006), (MALVEZZI, 2007), (COSTA; TORRES; GROSFOGUEL, 2018), (TORRES, 2018). Refletimos os desafios postos para repensar o Currículo, propondo efetivar ações formativas alicerçadas em novas abordagens.

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Publicado

2023-03-09

Edição

Seção

Artigos em fluxo contínuo