Ressignificando a aprendizagem das operações matemáticas por meio de recursos didáticos numa perspectiva inclusiva com alunos surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-7668.2025.264600

Palavras-chave:

operações matemáticas, estudantes surdos, atendimento educacional especializado, materiais didáticos

Resumo

O artigo promove a discussão sobre a atuação do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE), especificamente nos conhecimentos matemáticos, com estudantes surdos incluídos na escola regular. Entende-se que, além de apoiar o professor na sala de aula, o profissional do AEE realiza atendimentos individualizados com cada estudante e sua atuação precisa corresponder às especificidades que se apresentam. Logo, o objetivo geral desse trabalho foi investigar as contribuições do uso de recursos didáticos na ressignificação das operações matemáticas com alunos surdos durante a pandemia. Os recursos foram enviados a uma docente do AEE, que os aplicou com seus estudantes e avaliou, a partir de suas impressões, se os materiais eram adequados. Foi possível perceber que, quando os materiais são produzidos a partir das necessidades, realidade e interesses de cada estudante, as possibilidades de aprendizagem podem ser muito ampliadas. Dentre os materiais produzidos, ambos atenderam às expectativas da professora e contribuíram para ampliar as compreensões dos estudantes sobre as operações matemáticas indicadas.

Biografia do Autor

Gabriel de Oliveira Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (UFN). Docente da área Matemática/Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Alegrete.

Paola Aquino dos Santos, Universidade Franciscana

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES).

Cristiane Lima Terra Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora, Professora e Pesquisadora do Instituto de Letras e Artes- ILA, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande, Brasil.

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Publicado

2025-05-13

Edição

Seção

Artigos em fluxo contínuo