Ressignificando a aprendizagem das operações matemáticas por meio de recursos didáticos numa perspectiva inclusiva com alunos surdos
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-7668.2025.264600Palavras-chave:
operações matemáticas, estudantes surdos, atendimento educacional especializado, materiais didáticosResumo
O artigo promove a discussão sobre a atuação do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE), especificamente nos conhecimentos matemáticos, com estudantes surdos incluídos na escola regular. Entende-se que, além de apoiar o professor na sala de aula, o profissional do AEE realiza atendimentos individualizados com cada estudante e sua atuação precisa corresponder às especificidades que se apresentam. Logo, o objetivo geral desse trabalho foi investigar as contribuições do uso de recursos didáticos na ressignificação das operações matemáticas com alunos surdos durante a pandemia. Os recursos foram enviados a uma docente do AEE, que os aplicou com seus estudantes e avaliou, a partir de suas impressões, se os materiais eram adequados. Foi possível perceber que, quando os materiais são produzidos a partir das necessidades, realidade e interesses de cada estudante, as possibilidades de aprendizagem podem ser muito ampliadas. Dentre os materiais produzidos, ambos atenderam às expectativas da professora e contribuíram para ampliar as compreensões dos estudantes sobre as operações matemáticas indicadas.
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