Compreendendo o NEABI: conceito, história e seus impactos e influências na educação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-7668.2025.264770Palavras-chave:
NEABI, associações negras, antirracismoResumo
Este artigo buscou conceituar os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas, descrever a história do seu surgimento e desenvolvimento, considerando como marco temporal os primeiros grupos de estudos voltados para temáticas étnico-raciais no Brasil até a atualidade. Para atingir esse propósito, adotamos uma metodologia que abrange a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Para a análise documental, procuramos legislações que estabelecem diretrizes governamentais para a implementação dos NEABIs. Apresentamos o conceito sob diferentes perspectivas e a trajetória dos grupos de estudos voltados para temática étnico-racial. O estudo identificou que os primeiros núcleos de pesquisa surgiram na década de 1950, liderados por intelectuais negros com o objetivo de combater o racismo. Esses espaços também promoveram mudanças pedagógicas, incentivando educadores a adotarem abordagens mais inclusivas. Concluímos que os NEABIs desempenham um papel essencial no avanço de políticas inclusivas e na promoção de uma educação que respeita e valoriza as identidades afro-brasileiras e indígenas.
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