Compreendendo o NEABI: conceito, história e seus impactos e influências na educação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-7668.2025.264770

Palavras-chave:

NEABI, associações negras, antirracismo

Resumo

Este artigo buscou conceituar os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas, descrever a história do seu surgimento e desenvolvimento, considerando como marco temporal os primeiros grupos de estudos voltados para temáticas étnico-raciais no Brasil até a atualidade. Para atingir esse propósito, adotamos uma metodologia que abrange a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Para a análise documental, procuramos legislações que estabelecem diretrizes governamentais para a implementação dos NEABIs. Apresentamos o conceito sob diferentes perspectivas e a trajetória dos grupos de estudos voltados para temática étnico-racial. O estudo identificou que os primeiros núcleos de pesquisa surgiram na década de 1950, liderados por intelectuais negros com o objetivo de combater o racismo. Esses espaços também promoveram mudanças pedagógicas, incentivando educadores a adotarem abordagens mais inclusivas. Concluímos que os NEABIs desempenham um papel essencial no avanço de políticas inclusivas e na promoção de uma educação que respeita e valoriza as identidades afro-brasileiras e indígenas.

Biografia do Autor

Cleide Maria Fernandes de Araujo, Instituto Federal Goiano

Mestre pelo Programa de de Pós-Graduação em Ensino para Educação Básica do Instituto Federal Goiano  PPGEnEB – Campus Urutaí.

Cristiane Maria Ribeiro, Instituto Federal Goiano

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino para Educação Básica do Instituto Federal Goiano  PPGEnEB – Campus Urutaí.

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Publicado

2025-06-27

Edição

Seção

Artigos em fluxo contínuo