Conectando saberes: a interdisciplinaridade dos conceitos de Ciência Política na disciplina de Sociologia no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-7668.2025.264850Palavras-chave:
ensino de Ciências Sociais, ensino de Ciência Política, interdisciplinaridadeResumo
Este artigo analisa os conteúdos alusivos à área de Ciência Política no âmbito da disciplina de Sociologia na matriz curricular do Ensino Médio no que se refere à produção de material didático, notadamente, a partir das mudanças oriundas da Reforma do Ensino Médio e da BNCC. Argumenta-se que a despeito da presença contínua da Ciência Política como componente curricular estruturante da disciplina de Sociologia, os conteúdos da referida área são apresentados de modo interdisciplinar e permeados por um viés sociológico, o que pode diluir a especificidade dos conceitos políticos. A metodologia empregada no artigo consiste tanto na revisão bibliográfica relativa ao Ensino de Ciência Política, como na realização de uma análise crítica a respeito de um material didático aprovado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2021. Os resultados indicam que, embora os livros didáticos tenham como proposta a interdisciplinaridade, a divisão dos conteúdos por disciplina permanece.
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