Conectando saberes: a interdisciplinaridade dos conceitos de Ciência Política na disciplina de Sociologia no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-7668.2025.264850

Palavras-chave:

ensino de Ciências Sociais, ensino de Ciência Política, interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo analisa os conteúdos alusivos à área de Ciência Política no âmbito da disciplina de Sociologia na matriz curricular do Ensino Médio no que se refere à produção de material didático, notadamente, a partir das mudanças oriundas da Reforma do Ensino Médio e da BNCC. Argumenta-se que a despeito da presença contínua da Ciência Política como componente curricular estruturante da disciplina de Sociologia, os conteúdos da referida área são apresentados de modo interdisciplinar e permeados por um viés sociológico, o que pode diluir a especificidade dos conceitos políticos. A metodologia empregada no artigo consiste tanto na revisão bibliográfica relativa ao Ensino de Ciência Política, como na realização de uma análise crítica a respeito de um material didático aprovado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2021. Os resultados indicam que, embora os livros didáticos tenham como proposta a interdisciplinaridade, a divisão dos conteúdos por disciplina permanece.

Biografia do Autor

Ricardo Bruno da Silva Ferreira, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto de Ciência Política e Ensino do Departamento de Ciências Sociais de Campos, do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, da Universidade Federal Fluminense (COC/ESR/UFF).

Flávia Mendes Ferreira, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense. Professora de Sociologia na FAETEC e SEEDUC/RJ.

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Publicado

2025-05-13

Edição

Seção

Artigos em fluxo contínuo