O 'deu branco' na formação inicial de professores/as de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-7668.2025.264992

Palavras-chave:

formação inicial de professores/as de química, estórias, avaliação

Resumo

Este trabalho visa criar estórias ficcionais sobre situações de bloqueio cognitivo, popularmente conhecidas como 'deu branco', e seu impacto na formação inicial de professores/as de Química. Com base nas fabulações especulativas de Donna Haraway (2023) o foco é construir estórias que abordam as diferenças no contexto universitário. A pesquisa revela que procedimentos avaliativos, como testes associados a pressões acadêmicas, estresse, ansiedade, medo e insegurança, frequentemente desencadeiam os 'brancos', prejudicando o aprendizado dos estudantes. As estórias criadas (O seminário; Infinitos desafios; Experiências educacionais; O Brilho da Coragem; O Desafio do TCC: A Jornada de Lena Peixinha na Graduação) destacam as sutilezas da formação docente, evidenciando como os desafios vividos pelos estudantes muitas vezes são invisíveis no ambiente universitário. O estudo aponta a urgência de repensar os instrumentos avaliativos na formação docente, considerando os impactos nas subjetividades dos futuros profissionais da educação.

Biografia do Autor

Thalia Amanda Abadia, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciada em Química pela UFU.

Fernanda Monteiro Rigue, Universidade Federal de Uberlândia

Professora nos cursos de Química da UFU Campus do Pontal, Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Referências

Ávila Dos Santos Sá, Maria Auxiliadora; Souza Almeida, Maria do Carmo. Deu branco! A escrita de trabalhos acadêmicos e o uso dos conectores. Revista Educação Por Escrito, [S. L.], v. 4, n. 2, p. 129–139, 2014.

Barbosa, Livia. Igualdade e meritocracia: a ética do desempenho nas sociedades modernas: 4. Ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.

Cabral, Wallace Alves. O diário de bordo na formação inicial de professores de Química. Revista Insignare Scientia, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 115-131, mai./ago. 2019.

Dalmaso, Alice Copetti; RIGUE, Fernanda Monteiro. Formação de professores no ensino remoto: o que estamos fazendo conosco na universidade? Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S.l.] v. 11, n. 4, e56011427760, 2022.

Fary, Bruna Adriane; Rigue, Fernanda Monteiro; Oliveira, Roberto Dalmo Varallo de Lima. Rastros de uma educação química menor. ClimaCom – Ciência.Vida.Educação, Campinas, ano 10, n. 24, mai. 2023.

Galuppo, Marcelo Campos. Memória, lembrança e esquecimento: ou sobre como construir o futuro. Revista da Faculdade Mineira de Direito, v. 24 n. 48, p. 79-91, 2022.

Haraway, Donna. Ficar com o problema: fazer parentes no chthluceno. São Paulo: N-1 Edições, 2023.

Izquierdo, Ivan; Bevilaqua, Lia Rejane Müller; Cammarota, Martín. A arte de esquecer. Estudos Avançados, São Paulo, v. 20, n. 58, p. 289–296, 2006.

Luz, Samoara Viacelli da; Moreira, Herivelto. Avaliação no ensino superior: uma análise da prática. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 33, e07326, 2022.

Mesquita, Carla Gonçalves Rodrigues de. Deu branco, e agora? Uma abordagem matemática. (UFPel) reunião anual da anped, 23,1-14, 2000.

Mourão Júnior, Carlos Alberto; Faria, Nicole Costa. Memória. Psychology/Psicologia Reflexão e Crítica, Porto Alegre, V. 28, n. 4, p.780-788, dez. 2015.

Oliveira, Maria Aparecida de; Duarte, Ângela Maria Menezes. Controle de Respostas de Ansiedade em Universitários em Situações de Exposições Orais. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 183–199, 2004.

Paz, Daiane Suelen Alves da. Estórias de uma trabalhadora e futura professora de química. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.

Rigue, Fernanda Monteiro; Sales, Tiago Amaral. Encontros e estórias de vidas de professores/as formadores/as de professores/as de ciências naturais. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 23, n. 37, p. e24016, jul. 2024.

Rigue, Fernanda Monteiro; Feltrin, Tascieli; Sales, Tiago Amaral. A potência do seminário na formação inicial de professores/as. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, p. 186–206, 2024.

Rigue, Fernanda Monteiro; Sales, Tiago Amaral; Dalmaso, Alice Copetti Metamorfoses em Emanuele Coccia: composições para habitar a educação e a formação docente. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 37, n. 81, p. 1465-1496, set./dez. 2023.

Rostas, Marcia Helena Sauaia Guimarães. Formação de professores: aspectos de um processo em construção. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 4, n. 2, p. 169–185, 2019.

Sales, Tiago Amaral; Rigue, Fernanda Monteiro; Dutra-Pereira, Franklin Kaic. O que e a quem prova uma prova? experiências, poéticas e fabulações. Revista Espaço Currículo, Pré-publicação/Ahead of Print (AOP), e70212, 2024.

Soares, Karine da Silva; Baczinski, Alexandra Vanessa de Moura. A meritocracia na educação escolar brasileira. Temas & Matizes, Cascavel, v. 12, n. 22, p. 36 – 50, jan./jun. 2018.

Sobral, Simone Pimentel. Ansiedade e estresse como fatores de desempenho acadêmico em universitários. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química: Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.

Teixeira, Roberta Morais; Silva, Ivone da Imaculada Conceição. Considerações sobre o estresse e a ansiedade. Centro Universitário de Patos de Minas, v. 9, n.1, p. 111-122, jul. 2012.

Villas Boas, Benigna Maria de Freitas. O portfólio no curso de pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno. Educação & Sociedade, v. 26, n. 90, p. 291-306, 2005.

Downloads

Publicado

2025-05-13

Edição

Seção

Artigos em fluxo contínuo