O 'deu branco' na formação inicial de professores/as de Química
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-7668.2025.264992Palavras-chave:
formação inicial de professores/as de química, estórias, avaliaçãoResumo
Este trabalho visa criar estórias ficcionais sobre situações de bloqueio cognitivo, popularmente conhecidas como 'deu branco', e seu impacto na formação inicial de professores/as de Química. Com base nas fabulações especulativas de Donna Haraway (2023) o foco é construir estórias que abordam as diferenças no contexto universitário. A pesquisa revela que procedimentos avaliativos, como testes associados a pressões acadêmicas, estresse, ansiedade, medo e insegurança, frequentemente desencadeiam os 'brancos', prejudicando o aprendizado dos estudantes. As estórias criadas (O seminário; Infinitos desafios; Experiências educacionais; O Brilho da Coragem; O Desafio do TCC: A Jornada de Lena Peixinha na Graduação) destacam as sutilezas da formação docente, evidenciando como os desafios vividos pelos estudantes muitas vezes são invisíveis no ambiente universitário. O estudo aponta a urgência de repensar os instrumentos avaliativos na formação docente, considerando os impactos nas subjetividades dos futuros profissionais da educação.
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