Formação de professores(as) de Educação Física: tensões e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-7668.2025.265324

Palavras-chave:

educação física, educação física escolar, formação de professor(a), ordenamentos legais

Resumo

A formação de professores(as) em Educação Física no Brasil tem sido tema de intensos debates acerca de quais concepções se têm formado os(as) professores(as) que vão atuar nos sistemas e redes de ensino do Brasil. Nessa perspectiva o artigo objetiva: analisar o processo de expansão dos cursos de Educação Física nas instituições de ensino superior e discutir, quais são as principais tendências que contemporaneamente estão presente nos embates epistemológicos para a formação e atuação do(a) professor(a) de Educação Física. Para tanto desenvolvemos um estudo teórico com suporte documental. Dentre os resultados encontrados destacamos: na contemporaneidade, a formação profissional em Educação Física tem sido cada vez mais dominada pela lógica neoliberal privatista com expansão dos cursos privados e a distância e embates entre concepções divergentes de formação com ênfase no mercado de trabalho, na defesa da licenciatura de caráter ampliado e no modelo crítico-reflexivo.

Biografia do Autor

Renan Santos Furtado, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED).

Lucília da Silva Matos, Universidade Federal do Pará

Professora na Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Faculdade de Educação Física.

Carlos Nazareno Ferreira Borges, Universidade Federal do Pará

Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA).

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Publicado

2025-06-27

Edição

Seção

Artigos em fluxo contínuo