Meia-volta na Ciranda: Reflections about decoloniality in the Dance
DOI:
https://doi.org/10.33052/inter.v5i8.241594Keywords:
Dance, Decoloniality, Dance pedagogyAbstract
This paper discuss about decolonality in the Dance starting from analysis of performance Meia-Volta na Ciranda, created by Research Group about Written Inscription of/in the Body (Corpografias) , linked to the Dance Licentiate Course of Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). The objective is to reflect how the creative process that resulted in the artistic work Meia-volta na Ciranda can help the creative-interpreter to rethink their artistic-pedagogic practices in Dance in decolonial perspective. For this, it shows the concept of coloniality and their different ways, as the decoloniality, and discuss about the coloniality present in the dances of group members. To finish, the paper proposed some ways of thinking the dance from decolonial pedagogy.
References
BALDI, Neila. Para pensar o aprenderensinar dança a partir de uma perspectiva decolonial. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, V. 3, N. 3, p. 293-315 (out/2017 – jan/2018).
BALDI, Nélia. (Ins)(Es)critas no/do corpo dançante. In: CONGRESSO CONFAEB. Anais..., XXIV, Londrina, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FILHO, Aldo Victorio. Culturas juvenis para além dos interditos culturais: o funk carioca, potência e beleza. In: TOURINHO, Irene. MARTINS, Raimundo. Pedagogias culturais. Santa Maria: Editora UFSM, 2014. p.275-292.
MACHADO, Felipe. Entre rodas de dança e coreografias: notas para um pensamento dançarino. Horizonte de la Ciencia, Huancayo-Peru, v.4, n.7, diciembre 2014, p. 15-23.
MIGNOLO, Walter. VÁSQUEZ, Rolando. Pedagogía y (de)colonialidad. In: WALSH, Catherine. Pedagogías decoloniales: práticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivier. Tomo II. Quito: Ediciones Abya-Yala, 2017. p.489-508.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.26, n.01, p.15-40, abr. 2010.
PALERMO, Zulma. Irrupcion de saberes “otros” en el espacio pedagógico: hacia una “democracia decolonial” In: BORSANI, María Eugenia. QUINTERO, Pablo (comp.). Los desafíos decoloniales de nuestros días: pensar en colectivo. Neuquén: Educo Editorial de la Universidad Nacional del Comahue, 2014. p.123-150.
PENNA, Camila. Paulo Freire no pensamento decolonial: um olhar pedagógico sobre a teoria póscolonial latinoamericana. Revista de estudos e Pesquisas sobre as Américas. V.8, N.2, p.181-199, 2014.
PINTO, Maria Thereza Fabião da Silva. Danças africanas e interculturalidade: mundividência e e experiência de corpo em Portugal. 2011. Dissertação (Mestrado em Dança) - . Escola de Dança, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder y clasifi cación social. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago. GROSFOGUEL, Ramón. (Ed.) El giro decolonial: Refl exiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontifi cia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007, p. 93-126.
ROSEVICS, Larissa. Do pós-colonial à decolonialidade. In: CARVALHO, Glauber. ROSEVICS, Larissa (Org). Diálogos Internacionais: reflexões críticas do mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Perse, 2017.
SEVEGNANI, Claudinei. Desfetichizar a latinidade, desencantar o passado, decolonizar a dança. IN: SEMINÁRIO CULTURA E DUCAÇÃO. Anais... 3, UEMS, Campo Grande, 2018.
SILVA, Claudilene. SANTIAGO, Eliete. Pensamento negro e educação intercultural no Brasil. Interterritórios - Revista de Educação, Recife, v.2, n.3, p. 78-100, p. 2016.
SILVA, Luciane. SANTOS, Iraicyra Falcão dos. Colonialidade na dança e as formas africanizadas de escrita de si: perspectivas sul- sul através da técnica Germaine Acogny. Conceição-Concepction, Campinas, v. 6, n. 2, p. 162–173, jul./dez. 2017.
WALSH, Catherine. Interculturalidad, plurinacionalidad y decolonialidad: las insurgencias político-epistémicas de refundar el Estado. Tabula Rasa. Bogotá - Colombia, No.9: 131-152, julio-diciembre 2008.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Neilla BALDI, Thaís MARQUES, Djenifer NASCIMENTO

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommons Atribuição 4.0
Internacional (texto da Licença:https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).