v. 5 n. 8 (2019): Estudos e Pensamentos Pós-Des-Decoloniais e as interfaces com a Educação e o Conhecimento

					Visualizar v. 5 n. 8 (2019): Estudos e Pensamentos Pós-Des-Decoloniais e as interfaces com a Educação e o Conhecimento
Publicado: 2019-06-22

Artigos em fluxo contínuo

  • Pachakuti e a história da modernidade nos mares do Sul

    Filipe Gervásio Pinto da Silva
    p.6-26
    DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v5i8.241589
  • O “intelectual” segundo o pensamento decolonial de Walter Mignolo: redescrição e axiologia

    Altiere Dias de Freitas, Jorge Ventura de Morais
    p.27-53
    DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v5i8.241590
  • Acerca da Filosofia da educação no Panamá

    Abdiel Rodríguez Reyes
    p.54-70
    DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v5i8.241591
  • Negros(as) intelectuais: descolonizando o saber e o poder

    Evaldo Ribeiro Oliveira
    p.71-84
    DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v5i8.241592
  • Quilombo Campinho da Independência, Paraty (RJ): território étnico e a luta por uma educação diferenciada

    Ediléia Carvalho, Diogo Marçal Cirqueira
    p.85-109
    DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v5i8.241593
  • Meia-volta na Ciranda: Reflexões sobre decolonialidade na Dança

    Neilla Baldi, Thaís Marques, Djenifer Nascimento
    p.110-120
    DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v5i8.241594
  • Opção Decolonial e Práxis Curriculares de Enfrentamento do Racismo: diálogos com sujeitos curriculantes de licenciaturas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Michele Guerreiro Ferreira, Janssen Felipe da Silva
    p.121-150
    DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v5i8.241595
  • Educação Patrimonial, Arqueologia e Narrativas Decoloniais

    Sandro Guimarães de Salles, Saulo Ferreira Feitosa
    p.151-162
    DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v5i8.241597
  • Ações coletivas e suas configurações antiutilitaristas: O caso colombiano da Marcha Patriótica

    Dana Milena Chávarro Bermeo, Wellington D. Pinheiro
    p.163-176
    DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v5i8.241598
  • Novos papéis e responsabilidade docente à luz das políticas educacionais e de formação de professores primários em Moçambique

    Santa Mónica Julião Mugime, Carlinda Leite, Feliciano M Mahalambie
    p.177-192
    DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v5i8.241620

Ensaios

  • Periferia como locus de resistência: Anticolonialismo epistêmico como horizontes utópicos

    Estevão Rafael Fernandes
    p.193-199
    DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v5i8.241599

Resenhas

  • Disciplina Pedagogia Paulo Freire

    Polliane de SOUSA
    p.200-205
    DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v5i8.241621

Editorial

  • Estudos e Pensamentos Pós-Des-Decoloniais e as interfaces com a Educação e o Conhecimento

    Michele Guerreiro Ferreira, Anna Rita Sartore, Janssen Felipe da Silva
    p.0-05
    DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v5i8.241625

Fluxo contínuo

  • A inteligência artificial na educação: utilizações e possibilidades

    Antônio Claudio Jorge da Silveira, Niltom Vieira Júnior
    p.206-217
    DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v5i8.241622