Disciplina Pedagogia Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.33052/inter.v5i8.241621Abstract
A resenha crítica constitui um tipo de publicação acadêmica que tem por finalidade apresentar uma síntese das ideias fundamentais de uma obra juntamente com considerações sobre alguns dos seus aspectos positivos e negativos (MARCONI; LAKATOS, 2003). No presente texto, o formato textual da resenha crítica é explorado com a finalidade de apresentar uma síntese analítica da disciplina Pedagogia Paulo Freire, desenvolvida pela Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tendo como referência as vivências da autora no âmbito do Estágio de Docência desenvolvido nesse contexto.
References
CÁTEDRA PAULO FREIRE/UFPE. Apresentação. 2017.
Disponível em: <http://www.catedrapaulofreireufpe.org/sobre-a-catedra/apresentacao/>. Acesso em: 28 jun. 2017.
FREIRE, P. Ação cultural para liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? 8a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, P. Educação e atualidade brasileira. 3a ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003a.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28a ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003b.
FREIRE, P. A Educação na Cidade. 7a ed. São Paulo: Cortez, 2006.
FREIRE, P. Política e educação. 8a ed. São Paulo: Villa das Letras, 2007.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 58. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
GADOTTI, M. Convite à leitura de Paulo Freire. 2. ed. São Paulo-SP: Editora Scipione, 2004.
GUEDES, M. G.; SANTIAGO, E. Sobre a disciplina Pedagogia Paulo Freire: programação. Recife-PE: Cátedra Paulo Freire/UFPE, 2017.
MARCONI, M. De A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
TORRES, C. A. et al. Prefácio. Educação e atualidade brasileira. 3a ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003, p. IX–XII.
Downloads
Published
Issue
Section
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommons Atribuição 4.0
Internacional (texto da Licença:https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).