Disciplina Pedagogia Paulo Freire

Autores/as

  • Polliane de SOUSA Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.33052/inter.v5i8.241621

Resumen

A resenha crítica constitui um tipo de publicação acadêmica que tem por finalidade apresentar uma síntese das ideias fundamentais de uma obra juntamente com considerações sobre alguns dos seus aspectos positivos e negativos (MARCONI; LAKATOS, 2003). No presente texto, o formato textual da resenha crítica é explorado com a finalidade de apresentar uma síntese analítica da disciplina Pedagogia Paulo Freire, desenvolvida pela Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tendo como referência as vivências da autora no âmbito do Estágio de Docência desenvolvido nesse contexto.

Biografía del autor/a

Polliane de SOUSA, Universidade Federal de Santa Catarina

Resenha crítica elaborada por Polliane Santos de Sousa, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina, na disciplina Estágio de Docência I desenvolvida no contexto da disciplina Pedagogia Paulo Freire.

Citas

CÁTEDRA PAULO FREIRE/UFPE. Apresentação. 2017.

Disponível em: <http://www.catedrapaulofreireufpe.org/sobre-a-catedra/apresentacao/>. Acesso em: 28 jun. 2017.

FREIRE, P. Ação cultural para liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? 8a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, P. Educação e atualidade brasileira. 3a ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003a.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28a ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003b.

FREIRE, P. A Educação na Cidade. 7a ed. São Paulo: Cortez, 2006.

FREIRE, P. Política e educação. 8a ed. São Paulo: Villa das Letras, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 58. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GADOTTI, M. Convite à leitura de Paulo Freire. 2. ed. São Paulo-SP: Editora Scipione, 2004.

GUEDES, M. G.; SANTIAGO, E. Sobre a disciplina Pedagogia Paulo Freire: programação. Recife-PE: Cátedra Paulo Freire/UFPE, 2017.

MARCONI, M. De A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

TORRES, C. A. et al. Prefácio. Educação e atualidade brasileira. 3a ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003, p. IX–XII.

Publicado

2019-06-22