"Land of the people, beloved land"! Vozorocas, legends, andconsciousness-raising education
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-7668.2022.253543Keywords:
Voçorocas, Consciousness-Building Education, EmancipationAbstract
This article seeks to problematize the main results of a dialogical constructionprocess based on the development of Formative Circles, inspired by FreireanThematic Investigation Methodology (FREIRE, 2014; 2017a; 2017b). In formativemeetings, we sought the production of meanings of male and female teachers ofa school in Morro do Ferro, a district of the city of Oliveira in Minas Gerais, Brazil.We understand that these participants establish loving relationships between the'daily work' and the love for their land, permeated by legends and culturalexpressions.
References
ALMEIDA, Márcio. São João Batista, Morro do Ferro – Berço pequeno de um Grande Povo. In.: ALMEIDA, Márcio; RIBEIRO, João. Bosco. História Contemporânea de Oliveira 1961-2011. Oliveira, 2011.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Método Paulo Freire. 17º ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Cultura Popular. In.: STRECK, Danilo R. ; Zitkoski, Jaime José (orgs.). Dicionário Paulo Freire. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; OLIVEIRA, Mariza Soares de. Pesquisa-formação, abordagem (auto) biográfica e acompanhamento: (RE)construindo pontes entre a Universidade e a Escola. In.: X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 2011, Curitiba. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5580_2508.pdf>. Acesso em: 15 Set. 2020.
BOUFLEUER, José Pedro. Conhecer/conhecimento. In.: STRECK, Danilo R. ; Zitkoski, Jaime José (orgs.). Dicionário Paulo Freire. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
BASTOS, Fábio da Purificação de. Dizer a sua palavra. In.: STRECK, Danilo R. ; Zitkoski, Jaime José (orgs.). Dicionário Paulo Freire. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Moraes. 1980.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 38ª ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 55ª ed., São Paulo: Paz e Terra, 2017a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 64ª ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017b.
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. 3ª ed. Organização e notas Ana Maria Araújo Freire. São Paulo: Paz e Terra, 2019a.
FREITAS, Antônio Ananias da Silveira. Razão de ser da História de Morro do Ferro. In.: ALMEIDA, Márcio; RIBEIRO, João. Bosco. História Contemporânea de Oliveira 1961-2011. Oliveira, 2011.
GADOTTI, Moacir, 2001. Pedagogia da Terra. São Paulo: Peirópolis.
GOMIDE, Plínio Henrique Oliveira et al. Atributos físicos, químicos e biológicos do solo em ambientes de voçorocas no município de Lavras – MG. In.: Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol. 35, núm. 2, 2011, p. 567-577.
HENZ, Celso Ilgo. Presença. In.: STRECK, Danilo R. REDIN, Euclides.; Zitkoski, Jaime José (orgs.). Dicionário Paulo Freire. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
MARTINS, Eduardo Ribeiro. Atributos ambientais do Município de Oliveira. In.: ALMEIDA, Márcio; RIBEIRO, João. Bosco. História Contemporânea de Oliveira 1961-2011. Oliveira, 2011.
PERRELLI, Maria Aparecida de Souza et al. Percursos de um grupo de pesquisa-formação: tensões e (re)construções. In.: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v.94 n.236, p.275-298, 2013.
PRADA, Eduardo Alvarado. Metodologias de pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses: 1999-2008. In.: Seminário ANPEd Sul – Caxias do Sul – 29 de julho a 01 de agosto de 2012.
RAMOS, Bruna Sola da Silva. Cartas a Paulo Freire: Denúncias de opressão, anúncios de liberdade. In.: Revista e-Curriculum do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo da PUC-SP, v.19, n.3, p. 1174-11972021.
RONCO, Carla Helena Bettini. Pesquisa-formação com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental: narrativas de experiências formativas e o desenvolvimento profissional. 2019. 77f. Dissertação de Mestrado (Mestrado Profissional) – Pontifica Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Janice Alexsandra de Oliveira Silveira, Bruna Sola da Silva Ramos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommons Atribuição 4.0
Internacional (texto da Licença:https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).