Algumas contribuições Freireanas para uma prática educativa libertadora na EJA
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.251596Palavras-chave:
Educação libertadora, Paulo Freire, Educação de Jovens e AdultosResumo
A pedagogia de Paulo Freire é, acima de tudo, um projeto de humanização, e é por isso mesmo que ela é sempre atual, reinventando-se no tempo e ressignificando-se para poder fazer frente aos projetos neoliberais que se alimentam das desigualdades sociais e das formas de opressão e exploração de homens e mulheres ou qualquer outro tipo de projeto que se coloque contra a dignidade humana. Nesse contexto, a educação de jovens e adultos – EJA nasce de uma condição de degradação social de homens e mulheres que vivem, na maioria das vezes, em condições limites de sua humanidade. Este texto objetiva fazer uma reflexão a partir de alguns conceitos freireanos necessários a uma educação libertadora e destacar alguns aspectos da pedagogia freireana fundamentais à construção de processos educativos emancipatórios na educação de jovens e adultos. Educadores e educadoras devem assumir a tarefa ética e pedagógica de exercer nos espaços escolares o compromisso da transformação individual e coletiva desses seres humanos que buscam, na sala de aula, esse caminho que pode direcioná-los para uma vida mais humanizada.
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