Algumas contribuições Freireanas para uma prática educativa libertadora na EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.251596

Palavras-chave:

Educação libertadora, Paulo Freire, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

A pedagogia de Paulo Freire é, acima de tudo, um projeto de humanização, e é por isso mesmo que ela é sempre atual, reinventando-se no tempo e ressignificando-se para poder fazer frente aos projetos neoliberais que se alimentam das desigualdades sociais e das formas de opressão e exploração de homens e mulheres ou qualquer outro tipo de projeto que se coloque contra a dignidade humana. Nesse contexto, a educação de jovens e adultos – EJA nasce de uma condição de degradação social de homens e mulheres que vivem, na maioria das vezes, em condições limites de sua humanidade. Este texto objetiva fazer uma reflexão a partir de alguns conceitos freireanos necessários a uma educação libertadora e destacar alguns aspectos da pedagogia freireana fundamentais à construção de processos educativos emancipatórios na educação de jovens e adultos. Educadores e educadoras devem assumir a tarefa ética e pedagógica de exercer nos espaços escolares o compromisso da transformação individual e coletiva desses seres humanos que buscam, na sala de aula, esse caminho que pode direcioná-los para uma vida mais humanizada.

Biografia do Autor

Nelino Azevedo de Mendonça, Universidade de Pernambuco

Mestre em educação pela (UFPE). Técnico Educacional em Direitos Humanos da Secretaria de Educação de Pernambuco e professor da (UPE)

Referências

ARROYO. Miguel G. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2017.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo, Edições 70, 2011.

DUSSEL. Enrique. Ética de la Liberación – en la edad de la globalización y de la exclusión. Petrópolis: Vozes, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura da palavra, leitura do mundo. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 10 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1999.

FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

MINAYO, Maria C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 6 ed. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco, 1999.

REZENDE, Antonio Muniz de. Concepção fenomenológica da educação. São Paulo, Cortez: Autores Associados, 1990.

Downloads

Publicado

2021-08-27