Novos papéis e responsabilidade docente à luz das políticas educacionais e de formação de professores primários em Moçambique

Autores

  • Santa Mónica Julião Mugime Faculdade de Ciências de Educação e Psicologia da Universidade Pedagógica de Moçambique
  • Carlinda Leite Universidade do Porto
  • Feliciano M Mahalambie Faculdade de Ciências de Educação e Psicologia da Universidade Pedagógica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.33052/inter.v5i8.241620

Palavras-chave:

Papéis dos professores, Responsabilidade docente, Políticas de educação, Formação de professores primários, Moçambique

Resumo

O artigo, apoiado numa pesquisa documental da legislação sobre políticas educacionais e curriculares e de formação inicial de professores em Moçambique, discute os papéis e responsabilidades docentes à luz dessas políticas estabelecendo uma ponte com o que o currículo do ensino primário perspetiva. Sustentamos que a complexidade que atravessa o exercício da profissão docente, associada à responsabilidade da educação contribuir para o desenvolvimento positivo da sociedade, exigem do professor primário a capacidade de saber adaptar-se e lidar com os aspetos da recontextualização curricular (BERNSTEIN, 1993; LEITE; FERNANDES; FIGUEIREDO, 2018, 2019) e de reconfiguração do currículo (ALMEIDA; LEITE; SANTIAGO, 2013). A análise do discurso veiculado pelas políticas educacionais e curriculares aponta para a redefinição dos papéis dos professores e das responsabilidades a assumir, sobretudo, na forma de concretizar a educação.

Biografia do Autor

Santa Mónica Julião Mugime, Faculdade de Ciências de Educação e Psicologia da Universidade Pedagógica de Moçambique

Doutorada em Educação/Currículo pela Escola Doutoral da Faculdade de Ciências de Educação e Psicologia da Universidade Pedagógica de Moçambique em Parceria com a Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Porto em Portugal.

Investigadora Auxiliar e docente na Academia de Ciências Policiais de Moçambique.

Carlinda Leite, Universidade do Porto

Professora Catedrática da Universidade do Porto, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e membro da direção do CIIE. É Professora emérita da Universidade do Porto, desde 2019.

Feliciano M Mahalambie, Faculdade de Ciências de Educação e Psicologia da Universidade Pedagógica de Moçambique

Licenciado em Psicologia e Pedagogia na Faculdade de Ciências de Educação e Psicologia da Universidade Pedagógica de Moçambique.
Director-Geral do Instituto Nacional de Exames, Certificação e Equivalências no Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano.

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Publicado

2019-06-22