Percepção dos Estudantes de Medicina sobre os Campos de Estágio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.250038

Palavras-chave:

Educação Médica, Avaliação Educacional, Avaliação de Serviços de Saúde

Resumo

Este artigo objetivou avaliar os locais de estágio do município de Caruaru utilizados pelos alunos de medicina da UFPE em relação à preceptoria e à estrutura disponível nos serviços de saúde. Para isso, realizou-se um estudo de caso com abordagem quantitativa e qualitativa com 28 estudantes no período de abril a maio de 2019. Para avaliar as variáveis quantitativas utilizou-se a escala Likert de 5 pontos e atribuída uma média das pontuações para cada serviço, classificando-os ao final como não adequado, regular e adequado. As variáveis qualitativas consistiram em questões abertas. Os resultados mostraram que a estrutura de seis serviços de saúde recebeu avaliação ‘regular’ e seis serviços obtiveram avaliação ‘adequada’ em todos os itens da preceptoria. Nas respostas abertas ficou claro que alguns profissionais não apresentaram o perfil adequado para preceptoria. Assim, o instrumento permitiu conhecer a realidade dos serviços utilizados para a formação dos estudantes de medicina.

Biografia do Autor

Fernando Castim Pimentel, UFPE

Doutor em Saúde Pública pelo CPqAM/FIOCRUZ. Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Campus Agreste. Núcleo de Ciências da Vida.

Marcelo Henrique Santos Paiva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Saúde Pública pelo CPqAM/FIOCRUZ. Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Campus Agreste. Núcleo de Ciências da Vida. 

Saulo Ferreira Feitosa, Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste

Doutor em Bioética pela Universidade de Brasília (UnB). Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Campus Agreste. Núcleo de Ciências da Vida. 

Carolina Albuquerque da Paz, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Promoção da Saúde pela University of Western Ontario. Professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Campus Agreste. Núcleo de Ciências da Vida. 

Referências

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Publicado

2021-04-05

Edição

Seção

Artigos em fluxo contínuo