Percepção dos Estudantes de Medicina sobre os Campos de Estágio
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.250038Palavras-chave:
Educação Médica, Avaliação Educacional, Avaliação de Serviços de SaúdeResumo
Este artigo objetivou avaliar os locais de estágio do município de Caruaru utilizados pelos alunos de medicina da UFPE em relação à preceptoria e à estrutura disponível nos serviços de saúde. Para isso, realizou-se um estudo de caso com abordagem quantitativa e qualitativa com 28 estudantes no período de abril a maio de 2019. Para avaliar as variáveis quantitativas utilizou-se a escala Likert de 5 pontos e atribuída uma média das pontuações para cada serviço, classificando-os ao final como não adequado, regular e adequado. As variáveis qualitativas consistiram em questões abertas. Os resultados mostraram que a estrutura de seis serviços de saúde recebeu avaliação ‘regular’ e seis serviços obtiveram avaliação ‘adequada’ em todos os itens da preceptoria. Nas respostas abertas ficou claro que alguns profissionais não apresentaram o perfil adequado para preceptoria. Assim, o instrumento permitiu conhecer a realidade dos serviços utilizados para a formação dos estudantes de medicina.
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