Educação Popular como Teoria e Prática da Educação do Campo: Diálogos com Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.251595

Palavras-chave:

Movimento da Educação do Campo, Educação Popular, Paulo Freire, Movimentos Sociais e Sindicais

Resumo

Este artigo emerge de uma pesquisa que realizamos durante o doutorado, a partir da análise documental das práticas que constituem o Movimento da Educação do Campo. Realizamos também com uma revisão de literatura sobre a contribuição de Paulo Freire e da Educação Popular para o Movimento Político-Pedagógico-Epistêmico da Educação do Campo, que emerge no Brasil no final da década de 1990, como contraposição ao projeto societário hegemônico e ao modelo de Educação Rural. Para tanto, explicitamos inicialmente o conceito de Educação Popular (EP) que adotamos, considerando-a como uma teoria e prática da educação e como matriz fundamental para a implementação das práticas educativas escolares e não escolares do campo. Em seguida, discutimos como os movimentos educativos populares e as organizações da classe camponesa se constituíram como sementeiras da Educação do Campo. Por fim, apresentamos a emergência da Educação do Campo como paradigma, movimento de luta, conjunto de práticas educativas e de políticas educacionais num diálogo com Paulo Freire.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Educação pela (UFPE). Professora da Universidade Federal de Campina Grande, na Unidade Acadêmica de Educação do Campo.

Referências

CALADO, Alder Julio. Movimentos Sociais e Cidadania: um enfoque multifacetado. 1ª ed. João Pessoa. Editora Ideal, 2000.

CNE. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. CNE/CEB. Brasília, 2020.

CONFERÊNCIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Documento Base. Luziânia-Goiás, 1998.

CONFERÊNCIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Documento Base. Luziânia-Goiás, 2004.

CONTAG. Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Anais do IV Fórum Contag de Cooperação Técnica. Recife, 2000.

DOSSIÊ MST ESCOLA. Documentos e Estudos 1990-2001. Caderno de Educação n° 13. Edição Especial. ITERRA/MST. Rio Grande do Sul, 2005.

FONEC. Carta de Criação do Fórum Nacional de Educação do Campo. Brasília: FONEC, agosto de 2010.

FREIRE, Paulo. A educação de adultos e as populações marginais: mocambos. (Maio de 1958). Policopiado,1958.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 5ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a liberdade. 5 ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREIRE, Paulo. A sombra desta mangueira. São Paulo. Olho d‘ Água, 1985.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, Paulo. Poder local, participação popular e construção da cidadania. In: Fórum de Participação Popular nas Administrações Municipais, 1995. Policopiado.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas a outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. 4. Ed. (v.48). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

JARA, Oscar. Ressignifiquemos as Propostas e Práticas de Educação Popular perante os Desafios Históricos Contemporâneos. In: Educação Popular na América Latina: diálogos e perspectivas/Pedro Pontual, Timothy Ireland (orgs.). Brasília: Ministério da Educação: UNESCO, 2009.

MELO NETO. José Francisco. Extensão Universitária, Autogestão e Educação Popular. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2004.

MOURA, Abdalaziz de. Princípios e Fundamentos da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável - PEADS: uma proposta que revoluciona o papel escola diante das pessoas, da sociedade e do mundo. Glória de Goitá-PE: SERTA, 2003.

PALUDO, Conceição. Educação Popular em busca de alternativas: uma leitura desde o Campo Democrático e Popular. Porto Alegre: Tomo Editorial & Camp, 2001.

PALUDO, Conceição. Educação Popular – Dialogando com Redes Latino-Americanas (2002-2003). In: Educação Popular na América Latina: diálogos e perspectivas/Pedro Pontual, Timothy Ireland (orgs.) – Brasília: Ministério da Educação: UNESCO, 2009.

RESAB. Educação para a Convivência com o Semi-Árido: reflexões teórico-prática. Juazeiro. Secretaria Executiva da Rede de Educação do Semi-árido Brasileiro, 2004.

RESAB. Educação para a convivência com o semiárido: Juazeiro: Secretaria Executiva da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro, 2005.

ROCHA, Eliene Novaes. Das práticas educativas às Políticas Públicas: tramas e artimanhas pela Educação do Campo. Brasília: Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília/UnB, 2013.

ROSAS, Agostinho da Silva. Paulo Freire: a Criatividade em Educação Popular. Tese. (Doutorado em Educação). João Pessoa: UFPB, 2008.

SANTIAGO, Eliete. Escolas Públicas de 1° grau :da compreensão à intervenção/Maria Eliete Santiago. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

SILVA, Maria do Socorro. Da raiz à flor: produção pedagógica dos movimentos sociais e a escola do campo. In: Mônica Castagna Molina. (Org.). Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Nead Editora, 1a. ed., 2006.

SILVA, Maria do Socorro. As Práticas Pedagógicas das Escolas do Campo: a Escola na Vida e a Vida como Escola. Recife: Centro de Educação, UFPE. Tese de Doutorado, 2009.

Downloads

Publicado

2021-08-27