A prática pedagógica docente-discente: O movimento do currículo no berçário em uma perspectiva freireana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.251600

Palavras-chave:

Prática Pedagógica Docente-Discente, Educação Infantil, Berçário

Resumo

O estudo teve por objetivo compreender o currículo enquanto prática pedagógica docente-discente vivenciada em sala de crianças de 0 a 1 ano (berçário). Apoiado em princípios da abordagem qualitativa, teve como campo de investigação um Centro Municipal de Educação Infantil da rede municipal de ensino da cidade do Recife. A coleta de dados realizou-se por meio da observação participante. Os resultados mostraram que a professora atuou com intencionalidade numa perspectiva freireana, pautou os estruturantes da prática pedagógica nos eixos de interações e brincadeiras. Os conteúdos refletidos durante a observação foram vividos em atividades, alicerçados em uma rotina flexível, em que as ações de educar e cuidar apresentavam-se interligadas aos saberes necessários à prática docente-discente: bom senso, humildade, tolerância, alegria, amorosidade, escuta, disponibilidade para o diálogo e, sobretudo, querer bem as crianças (FREIRE, 1983; 1996; 2006) saberes que deram vida ao movimento do currículo em uma perspectiva crítica. 

Biografia do Autor

Maria Jaqueline Paes de Carvalho, UFPE

Doutora e Mestre em Educação pelo programa de Pós Graduação em Educação pela (UFPE). Professora do curso de Pedagogia e Licenciaturas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Maria Eliete Santiago, UFPE

Doutora em Ciências da Educação - Universite de Paris V (Rene Descartes). Professora Titular do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional da (UFPE). 

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Publicado

2021-08-27