A prática pedagógica docente-discente: O movimento do currículo no berçário em uma perspectiva freireana
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.251600Palavras-chave:
Prática Pedagógica Docente-Discente, Educação Infantil, BerçárioResumo
O estudo teve por objetivo compreender o currículo enquanto prática pedagógica docente-discente vivenciada em sala de crianças de 0 a 1 ano (berçário). Apoiado em princípios da abordagem qualitativa, teve como campo de investigação um Centro Municipal de Educação Infantil da rede municipal de ensino da cidade do Recife. A coleta de dados realizou-se por meio da observação participante. Os resultados mostraram que a professora atuou com intencionalidade numa perspectiva freireana, pautou os estruturantes da prática pedagógica nos eixos de interações e brincadeiras. Os conteúdos refletidos durante a observação foram vividos em atividades, alicerçados em uma rotina flexível, em que as ações de educar e cuidar apresentavam-se interligadas aos saberes necessários à prática docente-discente: bom senso, humildade, tolerância, alegria, amorosidade, escuta, disponibilidade para o diálogo e, sobretudo, querer bem as crianças (FREIRE, 1983; 1996; 2006) saberes que deram vida ao movimento do currículo em uma perspectiva crítica.
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