Os desafios e oportunidades vivenciadas durante o Ensino Remoto Emergencial nas disciplinas de Física e Matemática
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-7668.2022.254119Palavras-chave:
Ensino de Física, Ensino de Matemática, Ensino Remoto Emergencial.Resumo
O contexto pandêmico vivenciado nos últimos dois anos fez com que várias mudanças ocorressem nos mais variados setores e processos. No que se refere à Educação, foi necessária uma profunda readequação para que fosse possível a continuidade do ensino nessa nova realidade. Nesse contexto, as instituições de ensino presenciais tiveram que modificar, em um curto espaço de tempo, a forma de contato com os seus alunos e os processos de ensino e aprendizagem através do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. O objetivo do trabalho apresentado a seguir foi analisar os desafios e oportunidades vivenciadas pelos docentes das disciplinas de Física e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, campi Arcos, Formiga e São João Evangelista durante o Ensino Remoto Emergencial. Como instrumento para coleta dos dados, foi direcionado um questionário online do Google Forms, de caráter anônimo e voluntário, através de e-mail e grupos do WhatsApp para estes docentes com o intuito de identificar o cenário vivenciado e como se encontram essas disciplinas em meio ao processo de mudança ocorrido, bem como analisar a formação dos professores frente a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação. A partir dessas análises, o trabalho apresenta informações relevantes sobre o uso dessas tecnologias, evidenciando uma oportunidade de contribuição positiva tanto em contextos semelhantes ao Ensino Remoto quanto nos processos de aprendizagem pós pandêmicos, proporcionando novas formas de ensinar e, principalmente, de aprender.
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