Oyá-Iansã: feminino negro, umbanda, interseccionalidade, currículo e equidade, dança ritualística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-7668.2022.256356

Palavras-chave:

currículo, equidade, interseccionalidade, cultura

Resumo

Esta pesquisa assenta-se no protagonismo feminino, em específico nos aspectos: corpo, dança identidade e resistência, sintetizando as características do sagrado e do feminino na figura de Oyá-Iansã. Evidenciando, a construção dos movimentos dançantes em relação às lutas que a mulher enfrenta nos espaços do cotidiano social contemporâneo, ressaltando a força da mulher na história e na figura de Iansã. Versando sobre currículo escolar e de interseccionalidade, arquétipo e representação simbólica para os adeptos da cultura afro-brasileira, bem como, contribuição para a história da arte brasileira. Demonstrando a relevância dos movimentos e a grandeza da mulher negra tendo como base a ótica do corpo e da dança. A metodologia utilizada fundamenta-se na pesquisa de campo e bibliográfica, tendo por base, a análise das características de Oyá-Iansã, a partir das investigações em terreiros de umbanda e no currículo do Ensino Fundamental II. Nesse sentindo, esta pesquisa possibilita novos olhares na luta por uma educação antirracista, pautada na equidade e nos processos da valorização da mulher negra na sociedade.

Biografia do Autor

Nilson Ferreira de Almeida, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Graduado em Arte Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO/Guarapuava. Graduado em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul - UCS. Pós-graduado em Diversidade Escolar: Comunidade Quilombolas, Indígenas e Educação do Campo pela Faculdade de Educação Superior Don Bosco. Mestre em educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO/Guarapuava, doutorando em educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste: Unicentro/guarapuava. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, atuando principalmente no seguinte tema: musicalização e dança na educação infantil e ensino fundamental 01.

Jamile Santiello, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Doutora em Comunicação e Cultura (ECO-UFRJ-2010-2013). Mestre em Educação (UEM/PR-2004-2006). Especialista em Computação aplicada ao Ensino (UEM/PR-1999). Programa de Formação Pedagógica (CEFET/PR-2000). Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados (UNOPAR/PR-1995-1997). Bacharel em Direito (2014-2018). Atualmente é Professora efetiva da Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO, no Departamento de Pedagogia, lecionando na Graduação: Educação e Tecnologias, e Mestrado em Educação, nas disciplinas: Pesquisa em Educação, Tecnologia e Comunicação e, Comunicação, Educação e Tecnologia.

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Publicado

2023-03-03

Edição

Seção

Artigos em fluxo contínuo