Oyá-Iansã: feminino negro, umbanda, interseccionalidade, currículo e equidade, dança ritualística
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-7668.2022.256356Palavras-chave:
currículo, equidade, interseccionalidade, culturaResumo
Esta pesquisa assenta-se no protagonismo feminino, em específico nos aspectos: corpo, dança identidade e resistência, sintetizando as características do sagrado e do feminino na figura de Oyá-Iansã. Evidenciando, a construção dos movimentos dançantes em relação às lutas que a mulher enfrenta nos espaços do cotidiano social contemporâneo, ressaltando a força da mulher na história e na figura de Iansã. Versando sobre currículo escolar e de interseccionalidade, arquétipo e representação simbólica para os adeptos da cultura afro-brasileira, bem como, contribuição para a história da arte brasileira. Demonstrando a relevância dos movimentos e a grandeza da mulher negra tendo como base a ótica do corpo e da dança. A metodologia utilizada fundamenta-se na pesquisa de campo e bibliográfica, tendo por base, a análise das características de Oyá-Iansã, a partir das investigações em terreiros de umbanda e no currículo do Ensino Fundamental II. Nesse sentindo, esta pesquisa possibilita novos olhares na luta por uma educação antirracista, pautada na equidade e nos processos da valorização da mulher negra na sociedade.Referências
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