Podcast como ferramenta educacional: uma experiência na anatomia humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-7668.2022.256661

Palavras-chave:

Podcast, Educação, Anatomia

Resumo

A utilização crescente de podcasts no contexto educacional é notável. Desta forma, o presente trabalho relata o desenvolvimento de um canal de podcasts com conteúdos de anatomia humana. Os episódios foram produzidos pelos estudantes, englobando conteúdos relacionados com a anatomia do aparelho locomotor. Para a gravação e edição dos podcasts, utilizou-se aplicativos gratuitos e, após a edição, os materiais foram disponibilizados de forma gratuita nas mídias digitais. Até o presente momento foram gravadas e lançadas ao público cinco temporadas no canal do Podcast intitulado AnatoCast: na 1a. temporada foi abordado os conteúdos introdutórios da anatomia humana; na 2a, 3a, 4a e  5a foram abordados, respectivamente, os conteúdos da anatomia do aparelho locomotor dos membros superiores, inferiores, tronco e cabeça. O presente trabalho, ainda em constante evolução, conseguiu abordar os conteúdos anatômicos elencados de forma clara, objetiva e dinâmica e disponibilizar tais conteúdos através do canal de podcast.

Biografia do Autor

Vitor Caiaffo, Universidade Federal de Pernambuco

Docente de Anatomia Humana do Curso de Medicina do Núcleo de Ciências da Vida do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE.

Referências

AVERSI-FERREIRA, Tales Alexandre. et al. Estudo de neurofisiologia associado com modelos tridimensionais construídos durante o aprendizado. Bioscience Journal, v.24, n.1, p. 98-103, 2008.

BERBEL, N.A.N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação? Campinas: Autores Associados. 2001.

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batistia; COUTINHO, Clara Pererira. Podcast em Educação: um contributo para o estado da arte. A.Coruña/Universidade da Coruña: Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. p. 837-846, 2007.

CARVALHO, Ana Amélia.; AGUIAR, Cristina.; MACIEL, Romana. A taxonomy of podcasts and its application to higher education. Proceedings of the International Conference for the Association for Learning Technology. Manchester, UK : ALT, 2009.

CHAGAS-FERREIRA, Jane Farias. Cibercultura e nativos digitais: Desafios para a atuação do psicólogo escolar. In Guzzo, Raquel Souza Lobo (Ed.), Psicologia Escolar: Desafios e bastidores na educação pública, Campinas: Alínea, 2014.

COLL, César. ; MONEREO, Charles. Educação e aprendizagem no século XXI: Novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In César. Coll & Charles. Monereo (Eds.), Psicologia da educação virtual: Aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação, Porto Alegre: Artmed, 2010.

CONLON, Tom; SIMPSOM, Mary. Silicon Valley versus Silicon Glen: The impact of computers upon teaching and learning: A comparative study. British Journal of EducationalTechnology, v.34, p. 137-150, 2003.

DALLEY, Arthur; MOORE, Keith. Anatomia Orientada para Clínica. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

FORNAZIERO, Celia Cristina; Gil, Celia Regina Rodrigues. Novas tecnologias aplicadas ao Ensino da Anatomia Humana. Revista Brasileira de Educação Médica, v.27, n. 1, p. 141-6, 2003.

FORNAZIERO, Célia Cristina. et al. O Ensino da Anatomia: Integração do Corpo Humano e Meio Ambiente. Revista Brasileira de Educação Médica,v. 34, n. 2, p. 290-7, 2010.

GOMES, Rayana. et al. Café com Saúde: Podcast como Ferramenta de Ensino nos Cursos de Saúde. In: Congresso Sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais[...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, p. 155-163, 2019.

HARRIS, Howard.; PARK, Sungmin. Educational usages of podcasting. British Journal of Educational Technology, v. 39, n. 3, p. 548-551, 2008.

KENSKY, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas:Editora Papirus, 2011.

LANGA, Guilherme Matheus. et al. Recursos educacionais digitais em Anatomia e Fisiologia Humanas em tempos de pandemia. Revista Docência do Ensino Superior, v. 10, p. 1–22, 2020.

MAMEDE, Silvia; PENAFORTE, Júlio. Aprendizagem baseada em problemas. Anatomia de uma nova abordagem educacional. São Paulo: Hucitec; 2001.

MARCHIORI, Nidia Mara; CARNEIRO, Richard. William. Metodologias Ativas no Processo de Ensino-aprendizagem de Anatomia e Neuroanatomia. Revista Faculdades do Saber, v. 3, n. 05, 2018.

MARTINS, Ronei Ximenes. Competências em tecnologia da informação no ambiente escolar. Psicologia Escolar e Educacional, v. 9, p. 323-326, 2005.

MOURA, Adelina.; CARVALHO, Ana Amélia. A. A. Podcast: potencialidades na educação. Prisma. com, n.3, p. 88-110, 2006.

NEWMAN, Frank; SCURRY, Jamie E. Higher education and the digital rapids. International Higher Education, v. 26, p. 13-14, 2012.

NUNES, Cesar; GALLOTTA, Alexandre.Objetos de Aprendizagem a serviço do professor.2011.Disponível em: http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/objeto_texto.mspx. Acessado em: 07 nov 2022.

OLIVEIRA, Renata Tognon Rinco; ALVES, Andressa Giarola. Desafios e barreiras ao aplicar as TIC’s no processo de ensino e aprendizagem. Interritórios. v.6 n.10, p.315-331, 2020.

PALFREY, John; GASSER, Urs. Nascidos na era digital: Entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.

PELGRUM, Willem. Obstacles to the integration of ICT in education: Results from a worldwide educational assessment. Computers & Education, v. 37, p. 163-178, 2001.

PEREIRA, Danilo Moura; SILVA, Gislane Santos. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como aliadas para o desenvolvimento. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, n. 10, p. 151-174, 2010.

RINALDI, Carlos. et al. O Uso de Vídeo Aulas como Ferramenta Metodológica para o Ensino de Conceitos de Termodinâmica. Acta Scientiae, v. 18, n. 3, 2016.

SPRAGUE, Debra; PIXLEY, Cynthia. Podcasts in Education: Let Their Voices Be Heard. Computers In The Schools, [s.l.], v. 25, n. 3-4, p.226-234, 2008.

Downloads

Publicado

2023-03-09

Edição

Seção

Artigos em fluxo contínuo