Relato de campo: metodologias e práticas do ensino de Geografia na aula de campo

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-3472.2022.254358

Parole chiave:

Aula de campo, Geografia, Metodologias do ensino, Pernambuco, Piauí.

Abstract

O presente relato se refere à aula de campo das disciplinas de Metodologia do Ensino da Geografia I e Estágio Curricular Supervisionado de Geografia IV, que aconteceu em abril de 2022 nas cidades de Gravatá-PE, Petrolina-PE, São Raimundo Nonato-PI e Lagoa Grande-PE. Como uma das atividades de campo do Departamento de Ciências Geográficas da UFPE, no retorno às aulas de campo, desde o início da pandemia da Covid-19, essa saída a campo teve por objetivo, proporcionar aos estudantes a vivência de metodologias e práticas da geografia física e humana, e do ensino de geografia, além, de ofertar aos licenciandos, embasamento teórico para realização de aulas de campo na futura prática docente.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Ariadne Fernanda Ferraz Vieira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Licencianda em Geografia pelo Departamento de Ciências Geográficas - UFPE

Ananda do Nascimento Rêgo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Licencianda em Geografia pelo Departamento de Ciências Geográficas - UFPE

Riferimenti bibliografici

CLAVAL, P. A Paisagem dos Geógrafos. In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (orgs.). Paisagens, Textos e Identidade. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2004, p. 13-74.

DANTAS, T. S. CORDEIRO, J. M. P. Excursões e aula de campo em geografia: um olhar diferente sobre o semiárido. Revista Ensino de Geografia (Recife), Recife - PE, n. 1, p. 18-30. 2020. Disponível em: < https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/244684> Acesso em: 03/04/2022.

IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Cidades e Estados. Pernambuco. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/panorama> Acesso em: 07/06/2022.

LOPES, C. S.; PONTUSCHKA, N. N. Estudo do meio: teoria e prática. Geografia (Londrina), v. 18, n. 2, p. 173-191, 2009. Disponível em: < https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2360> Acesso em: 05/04/2022

MONTEIRO DE OLIVEIRA, C. D.; SOUSA DE ASSIS, R. J. Travessias da aula em campo na geografia escolar: a necessidade convertida para além da fábula. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 195-209, 2009. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/ep/a/KTRG6Yp4cH5QpMqJF5bdrpB/abstract/?lang=pt> Acesso em: 31/05/2022

Pubblicato

2022-09-06

Come citare

Vieira, A. F. F., & Rêgo, A. do N. (2022). Relato de campo: metodologias e práticas do ensino de Geografia na aula de campo. Revista Mutirõ. Folhetim De Geografias Agrárias Do Sul, 3(2), 191–208. https://doi.org/10.51359/2675-3472.2022.254358

Articoli simili

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.