Relato de campo: metodologias e práticas do ensino de Geografia na aula de campo
DOI:
https://doi.org/10.51359/2675-3472.2022.254358Parole chiave:
Aula de campo, Geografia, Metodologias do ensino, Pernambuco, Piauí.Abstract
O presente relato se refere à aula de campo das disciplinas de Metodologia do Ensino da Geografia I e Estágio Curricular Supervisionado de Geografia IV, que aconteceu em abril de 2022 nas cidades de Gravatá-PE, Petrolina-PE, São Raimundo Nonato-PI e Lagoa Grande-PE. Como uma das atividades de campo do Departamento de Ciências Geográficas da UFPE, no retorno às aulas de campo, desde o início da pandemia da Covid-19, essa saída a campo teve por objetivo, proporcionar aos estudantes a vivência de metodologias e práticas da geografia física e humana, e do ensino de geografia, além, de ofertar aos licenciandos, embasamento teórico para realização de aulas de campo na futura prática docente.
Downloads
Riferimenti bibliografici
CLAVAL, P. A Paisagem dos Geógrafos. In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (orgs.). Paisagens, Textos e Identidade. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2004, p. 13-74.
DANTAS, T. S. CORDEIRO, J. M. P. Excursões e aula de campo em geografia: um olhar diferente sobre o semiárido. Revista Ensino de Geografia (Recife), Recife - PE, n. 1, p. 18-30. 2020. Disponível em: < https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/244684> Acesso em: 03/04/2022.
IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Cidades e Estados. Pernambuco. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/panorama> Acesso em: 07/06/2022.
LOPES, C. S.; PONTUSCHKA, N. N. Estudo do meio: teoria e prática. Geografia (Londrina), v. 18, n. 2, p. 173-191, 2009. Disponível em: < https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2360> Acesso em: 05/04/2022
MONTEIRO DE OLIVEIRA, C. D.; SOUSA DE ASSIS, R. J. Travessias da aula em campo na geografia escolar: a necessidade convertida para além da fábula. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 195-209, 2009. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/ep/a/KTRG6Yp4cH5QpMqJF5bdrpB/abstract/?lang=pt> Acesso em: 31/05/2022
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Ariadne Fernanda Ferraz Vieira, Ananda do Nascimento Rêgo

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA MUTIRÕ da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
Permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças, onde o foco é a disseminação do conhecimento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.