Contribuições de Paulo Freire para o ensino de Geografia no contexto da educação de jovens e adultos no campo

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2675-3472.2023.258885

Mots-clés :

educação de jovens e adultos, ensino de geografia, pedagogia do oprimido.

Résumé

O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre a pedagogia freiriana no contexto da prática de ensino de Geografia em contextos rurais, ressaltando sua proposta como uma pedagogia libertadora e revolucionária. Freire acredita que a educação é a mediadora essencial do processo emancipatório do ser, sendo esta através de uma contextualização. No ensino da Geografia, em paralelo com os conceitos geográficos, em especial o Lugar, e a relação docente x discente, temos a chave para esta noção de libertação. Através desta análise do lugar, em vivência do cotidiano local, bem como da realidade que circunda os povos e comunidades do campo brasileiro, o ser pode vir a emancipar suas ideias, a partir de uma perspectiva crítica, de modo a entender quais fatores corroboram para o mundo vivenciado de quem ali vive. O espaço vivido, embasado no empirismo dialético passa então a ser instrumento a ser observado, para que esse como objeto de estudo permita o aluno, com apoio mediatizado do professor, possa entender a realidade que o cerca. Do ponto de vista metodológico, este texto é ainda uma reflexão introdutória sobre a relação entre Pedagogia Libertadora, Educação do Campo, Prática de Ensino de Geografia e Educação de Jovens e Adultos. Trata-se propriamente de algumas considerações teóricas que ainda estão em desenvolvimento. De um modo geral, é possível afirmar que a perspectiva libertadora de Paulo Freire apresenta uma grande potencialidade para a prática de ensino de Geografia em contextos campesinos, com destaque para a EJA. Isso, contudo, não pode ser dissociado de outras importantes dimensões dos estudos voltados para a prática de ensino contextualizada no campo, tais como a Pedagogia Socialista (ou do Trabalho) e a Pedagogia da Alternância.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Julio Feitoza de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Licenciatura em Geografia. Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão.

Leônidas de Santana Marques, Universidade Federal de Alagoas

Professor Adjunto. Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão. Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise Regional – GEPAR.

Références

ARROYO, M. G. A educação básica e o movimento social do campo. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (org.). Por uma educação do campo. 5 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

ARROYO, M. G. Pedagogia do Oprimido. In: CALDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALETEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

CALDART, R. S. Educação do Campo: notas para uma análise de percurso. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 7 n. 1, p. 35-64, mar./jun.2009.

CALDART, R. S. A escola do campo em movimento. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (org.). Por uma educação do campo. 5 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

CAVALCANTI, L. O. H. A Escola Família Agrícola do Sertão: entre os percursos sociais, trajetórias pessoais e implicações ambientais. 2007. 267 p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MOLINA, M. C.; ANTUNES-ROCHA, M. I. Educação do Campo: história, práticas e desafios no âmbito das políticas de formação de educadores – reflexões sobre o Pronera e o Procampo. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 22, n. 2, p. 220-253, jul./dez. 2014.

PAULA, A. P. de.; BARBOSA, R. G. Contribuições de Paulo Freire na Educação do Campo: formação de professores/as e o ensino de Ciências. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 16, p. 1-17, 2021.

REIS, S. M. A. de O. Paulo Freire: 100 anos de práxis libertadora. Práxis Educacional, v. 17, n. 47, p. 238-258, 2021.

SERRA, E. Sobre os fundamentos e princípios da educação geográfica de jovens e adultos na perspectiva da educação popular. Signos Geográficos, v.1, p. 1-17, 2019.

SOUZA, M. A. de; SANTOS, F. H. T. dos. Educação do campo: prática do professor em classe multisseriada. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 7, n. 22, p. 211-227, set./dez. 2007.

WERLANG, J.; PEREIRA, P. B. Educação do Campo, CTS, Paulo Freire e Currículo: pesquisas, confluências e aproximações. Ciência & Educação, Bauru, v. 27, p. 1-19, 2021.

Publiée

2023-08-09

Comment citer

Oliveira, J. F. de, & Marques, L. de S. (2023). Contribuições de Paulo Freire para o ensino de Geografia no contexto da educação de jovens e adultos no campo. Revista Mutirõ. Folhetim De Geografias Agrárias Do Sul, 4(2), 91–100. https://doi.org/10.51359/2675-3472.2023.258885

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.