Contribuições da obra da geógrafa Rosa Ester Rossini para o ensino de geografia humana
DOI :
https://doi.org/10.51359/2675-3472.2025.266045Mots-clés :
Rosa Ester Rossini, relações de gênero, mulheres geógrafas, pensamento geográfico, ensino de geografiaRésumé
Esse texto têm como principal objetivo ressaltar as contribuições das obras da Professora Dra. Rosa Ester Rossini para o ensino de Geografia Humana, mais precisamente nas áreas da Geografia Feminista e estudos de gênero, e também na Geografia da População. Rossini é amplamente reconhecida por introduzir a análise de gênero nos estudos geográficos a partir das mudanças de dinâmica no trabalho da cana-de-açúcar, além de ter desempenhado um papel fundamental para a ampliação de bolsas de iniciação científica na área das humanidades, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste do país. Esse trabalho baseia-se em revisões bibliográficas permeadas por leituras sobre as mulheres na Geografia e seus desafios para se consolidarem como cientistas numa sociedade machista; textos biográficos e autobiográficos da professora Rossini e artigos científicos publicados por ela.
Téléchargements
Références
ALVES, Camila Gomes. Trabalho e gênero nas obras de Rosa Ester Rossini. In: XIII Encontro Nacional Da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ENANPEGE), 13., 2019, São Paulo. Anais do XIII Encontro Nacional da ANPEGE. São Paulo: ANPEGE, 2019.
ARANHA, Patrícia. Geografia como profissão: campo, autorrepresentação e historiografia (1934-1955). Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
CIRQUEIRA, José Vandério; FEITOSA, Wallace Vitor Leão. Invisibilidade da Mulher na História Do Pensamento Geográfico: o caso de Mary Arizona (Zonia) Baber. Élisée - Revista de Geografia da UEG, 2020.
CLAUDINO, Guilherme Claudino dos.; PAULA, Larissa Araújo Coutinho de. Algumas orientações para o ensino de história do pensamento geográfico e a emergência de uma agenda de pesquisa sobre mulheres geógrafas. In: Guilherme dos Santos Claudino; Larissa Araújo Coutinho de Paula; Rizia Mendes Mares. (Org.). As Geógrafas na História do Pensamento Geográfico: uma breve introdução. 1ed.Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2024, v. 1, p. 43-78.
DIEESE; Departamento Intersindical e Estatística de Estudos Econômicos. Boletim Especial 8 de março Dia da Mulher . [sl:sn], 2023. Disponível em: https ://www .dieese .org .br /boletimespecial /2023 /mulheres2023 .pdf . Acesso em: 23/10/2024.
ROSSINI, Rosa Ester. Os felizes acasos de uma singular trajetória: Contribuições das mulheres para a Geografia Humana. In: Guilherme dos Santos Claudino; Larissa Araújo Coutinho de Paula; Rizia Mendes Mares. (Org.). As Geógrafas na História do Pensamento Geográfico: uma breve introdução. 1ed.Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2024, v. 1, p. 383-400.
ROSSINI, Rosa Ester. Geografia e Genero: Recuperando a Memória de uma Pesquisa sobre a Forca de Trabalho na Agricultura Canavieira na Macro-Area de Ribeirao Preto (SP-Brasil) 1977. Revista Latino-americana de Geografia e Gênero, v. 1, p. 121-133, 2010.
ROSSINI, Rosa Ester. O trabalho da mulher na agricultura canavieira altamente tecnificada e capitalizada– São Paulo – Brasil. En publicación: América Latina: cidade, campo e turismo. Amalia Inés Geraiges de Lemos, Mónica Arroyo, María Laura Silveira. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, San Pablo. Diciembre 2006.
ROSSINI, Rosa Ester. A memória congelada do imigrante: a solidariedade intergeracional dos japoneses e dos nikkeis no Brasil e no Japão atual. São Paulo em Perspectiva, v. 19, n. 3, p. 34–43, set. 2005.
ROSSINI, Rosa Ester. Superando a discriminação: mulher e trabalho na modernidade tecnológica no Brasil. In: SAMARA, Eni de Mesquita (org.). Populações: (Con)vivência e (In)tolerância. São Paulo: Editora da USP, 2004, p. 245 257.
Rossini, Rosa Ester. A Mulher como força de trabalho na agricultura da cana – Estado de São Paulo. Boletim de Geografia Teorética, v. 22, n. 43 44, p. 295305, 1992.
ROSSINI, Rosa Ester. Geografia e gênero: a mulher como força de trabalho no campo. Informações Econômicas, p. 41 52, 1993.
ROSSINI, Rosa Ester. Memorial. Concurso para Professor Titular – Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 1991.
PERROT, Michele. As mulheres ou os silêncios da história. Bauru: EDUSC, 2005.
TILLY, Louise A. Gênero, História das Mulheres e História Social. Cadernos Pagu. N. 3. 1994, p. 29-62.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Larissa Araújo Coutinho de Paula, Marcela Nascimento Silva, Ana Carolina Carilo Santos 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA MUTIRÕ da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
Permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças, onde o foco é a disseminação do conhecimento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.