Território, agronegócio e agroecologia: arcabouço teórico -metodológico para a leitura dos territórios dissidentes em Formosa e Cabeceiras Goiás
DOI:
https://doi.org/10.51359/2675-3472.2021.252354Schlagworte:
território , agronegócio , agroecologiaAbstract
O presente artigo busca contribuir com o entendimento sobre questões como: território, agronegócio e agroecologia. Resulta das atividades desenvolvidas como bolsista Capes de Iniciação científica pela Universidade Estadual de Goiás. Para coletar os dados foram realizados levantamentos bibliográficos, assim como, análise documental. Conforme o objetivo do plano de trabalho de iniciação científica, compreendemos território de acordo com Souza (2007), que afirma que o território “é um espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder”.
Downloads
Literaturhinweise
CASTRO, I. E; GOMES, P. C. C; CORRÊA, R. L. Geografia: conceitos e temas. – 2 ª ed. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
GIRALDO,O. F; ROSSET, P. La agroecologia en uma encrucijada: entre la institucionalidade y los movimentos sociales. Guaju, Matinhos, v.2, n.1, p. 14-37, jan./jun. 2016.
RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993. 266 p.
SILVA, J. G. A modernização dolorosa: estrutura agrária, fronteira e trabalhadores rurais no Brasil. Rio de Janeiro: ZAHAR, 1982.
SOUZA, M. J. L.Território e (des)territotialização. In: Os conceitos fundamentais da pesquisa socioespacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013. p. 77-110.
SOUZA, M. M. O. Agroecologia: diversidade, movimento e resistência. Anápolis: Editora UEG, 2019. 248 p.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2021 Letícia Gomes Costa, Edson Batista da Silva

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA MUTIRÕ da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
Permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças, onde o foco é a disseminação do conhecimento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.