Território, agronegócio e agroecologia: arcabouço teórico -metodológico para a leitura dos territórios dissidentes em Formosa e Cabeceiras Goiás
DOI :
https://doi.org/10.51359/2675-3472.2021.252354Mots-clés :
território , agronegócio , agroecologiaRésumé
O presente artigo busca contribuir com o entendimento sobre questões como: território, agronegócio e agroecologia. Resulta das atividades desenvolvidas como bolsista Capes de Iniciação científica pela Universidade Estadual de Goiás. Para coletar os dados foram realizados levantamentos bibliográficos, assim como, análise documental. Conforme o objetivo do plano de trabalho de iniciação científica, compreendemos território de acordo com Souza (2007), que afirma que o território “é um espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder”.
Téléchargements
Références
CASTRO, I. E; GOMES, P. C. C; CORRÊA, R. L. Geografia: conceitos e temas. – 2 ª ed. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
GIRALDO,O. F; ROSSET, P. La agroecologia en uma encrucijada: entre la institucionalidade y los movimentos sociales. Guaju, Matinhos, v.2, n.1, p. 14-37, jan./jun. 2016.
RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993. 266 p.
SILVA, J. G. A modernização dolorosa: estrutura agrária, fronteira e trabalhadores rurais no Brasil. Rio de Janeiro: ZAHAR, 1982.
SOUZA, M. J. L.Território e (des)territotialização. In: Os conceitos fundamentais da pesquisa socioespacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013. p. 77-110.
SOUZA, M. M. O. Agroecologia: diversidade, movimento e resistência. Anápolis: Editora UEG, 2019. 248 p.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Letícia Gomes Costa, Edson Batista da Silva 2021

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA MUTIRÕ da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
Permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças, onde o foco é a disseminação do conhecimento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.