Agricultura familiar camponesa e ordenamento territorial: relato de experiência libertadora no âmbito da disciplina de pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.51359/2675-3472.2022.256052Schlagworte:
campesinato; território; povos tradicionaisAbstract
No contexto da pandemia de Covid-19 a educação buscou se reinventar com adoção do ensino remoto e uso ampliado das múltiplas plataformas para a promoção da educação em tempos de quarentena. A Universidade Federal do Pernambuco-UFPE, através do Programa de Pós-graduação em Geografia –PPGeo, oportunizou para os brasileiros e estrangeiros, graduandos e pós-graduandos, a abertura de inscrição na disciplina Agricultura familiar camponesa e ordenamento territorial, ministrada online nos meses de julho a outubro de 2021. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciado ao cursarmos a disciplina. Adotamos como metodologia padrão observações e anotações sistemáticas das aulas, dos debates e das trocas de experiências nas aulas síncronas, correlacionando com textos disponibilizados pelos professores e pesquisadores. A disciplina possibilitou um espaço crítico reflexivo que gerou um aprofundamento de cunho teórico-prático sendo capaz de atingir e despertar a sensibilidade humana. Ao se propor debater temas de imensurável relevância tais como: campesinato, questão agrária, territórios tradicionais indígenas e quilombolas, produção agroecológica, agronegócio, dentre outros, abriu espaço para o pluralismo de falas e fez ecoar a voz dos gritos constantes dos povos tradicionais que lutam por justiça social, pelo reconhecimento e respeito aos seus territórios e que historicamente foram negligenciados. Destacamos como indispensável contribuição a reflexão em torno do “espaço de fala” do pesquisador despertando para a necessidade de uma nova postura científica, desta vez politizada e crítica das atuais formas de dominação e subjugação rompendo o modelo tradicional no âmbito das pós-graduações e oportunizando uma experiência libertadora de educação.
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