Uma partilha de saberes em saneamento ecológico com comunidades tradicionais da Baía da Ilha Grande/RJ: por uma pedagogia para o enfrentamento dos conflitos ambientais
DOI:
https://doi.org/10.51359/2675-3472.2024.262413Palabras clave:
projeto de educação ambiental, conflitos ambientais, educação ambiental crítica, tecnologias sociaisResumen
Buscamos por meio da pesquisa-ação e de um relato de experiência como educadora ambiental em uma condicionante ambiental, contribuir para o campo de conhecimento da geografia e da educação do campo ao compreender a educação ambiental como objeto a ser apropriado por Povos e Comunidades Tradicionais como instrumento de gestão territorial. Iniciamos o artigo compreendendo sobre as metodologias da pesquisa-ação, pesquisa-participante ou ainda ação investigativa. Soma-se também a compreensão do que é a Pedagogia da Alternância, importante ferramenta metodológica utilizada pela educação do campo. Após, fizemos um esforço na busca de um arcabouço teórico para compreensão da educação ambiental crítica, ou pedagogia dos conflitos, ou ainda educação popular de Paulo Freire a partir de considerações dos autores Carlos Walter Porto Gonçalves, Milton Santos, Catherine Walsh, Carlos Loureiro e Mauro Guimarães. Por fim, relatamos a experiência em uma Partilha/Intercâmbio em Saneamento Ecológico demandada por comunidades tradicionais e de pescadores em Angra dos Reis em meio a um conflito ambiental vivenciado junto à Prefeitura de Angra dos Reis quanto à gestão do saneamento básico no município.
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