As reflexões acerca da salvaguarda da capoeira no estado do Ceará e a ação política educacional na construção de um aplicativo para smartphones

Auteurs-es

  • Francisco Orismidio Duarte da Silva Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais (NEGRER), Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, CE, Brasil; Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC - CE); Associação Terreiro Capoeira https://orcid.org/0000-0002-5882-856X

DOI :

https://doi.org/10.51359/2675-3472.2023.256335

Mots-clés :

salvaguarda, capoeira, território, patrimônio imaterial, tecnologia

Résumé

Reconhecidos como patrimônio imaterial da cultura brasileira, a Roda de Capoeira e o Ofício dos Mestres de Capoeira provocaram o Ministério da Cultura por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN a desenvolver uma série de trabalhos relacionados à Salvaguarda da Capoeira em todo país. No estado do Ceará, tivemos como uma das demandas a construção de um aplicativo para smartphones e similares na plataforma andróid. Assim, apresentaremos no presente artigo reflexões sobre os processos da Salvaguarda no estado do Ceará e o desenvolvimento do referido aplicativo. Usaremos como base bibliográfica as publicações de ADINOLFI (2018), ALENCAR (2017), COSTA (2018) e IPHAN (2014) que tratam sobre o Patrimônio Imaterial Brasileiro e a Salvaguarda da Capoeira no Brasil.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Francisco Orismidio Duarte da Silva, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais (NEGRER), Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, CE, Brasil; Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC - CE); Associação Terreiro Capoeira

Capoeirista, Artista e Professor de Arte da Rede Estadual de Ensino do Estado do Ceará. Graduado em Licenciatura Plena em Artes Visuais. Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira pela Universidade Cândido Mendes-UCAM.. Especialização em Arqueologia Social Inclusiva pela Universidade Regional do Cariri. Mestre em Educação pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri- URCA. Membro dos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais - NEGRER e Espaço e Subjetividade da Universidade Regional do Cariri. Atua na área de Educação, Cultura e Artes; Capoeira e Tradições Culturais dentro da perspectiva das Afrodescendências e Africanidades.

Références

ADINOLFI, Maria Paula Fernandes. A Salvaguarda da Capoeira na Bahia: Processo de Construção de Uma Política Pública. Revista Íbamò, Rio de Janeiro, Vol. Nº1. 2018.

ALENCAR, Rívia Ryker Bandeira de. Salvaguarda da Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres de Capoeira: apoio e fomento. Série Patrimônio Cultural Imaterial: para saber mais. Brasília. IPHAN, 2017.

CALEBRE, Lia. Políticas Culturais no Brasil: história e contemporaneidade. Coleção Textos Nômades, nº 2. Fortaleza. Banco do Nordeste do Brasil, 2010.

COSTA, Neuber Leite. Salvaguarda da Capoeira: Balanço, Proposições e Perspectivas. Revista Íbamò, Rio de Janeiro, Vol. Nº1. 2018.

LIMA VERDE, Rosiane. Arqueologia Social Inclusiva: A Fundação Casa Grande e a Gestão do Patrimônio Cultural da Chapada do Araripe. Tese de doutoramento – Universidade de Coimbra, 2015.

MAGALHÃES FILHO, Paulo Andrade. A Capoeira como Patrimônio Veio de Uma Tese? Desmontando uma Fake New. Revista Íbamò, Rio de Janeiro, Vol. Nº1. 2018.

NASCIMENTO, Diego Coelho do. Ser-Tão “metropolitano”: especialidade e institucionalidade na Região Metropolitana do Cariri. Tese doutoramento - Universidade Federal de Pernambuco, CFCH. Programa de Pós-graduação em Geografia, Recife, 2018.

SILVA, Francisco Orismidio Duarte. Terreirada no Cariri. Fortaleza, Premius, 2017

SILVA, Josier Ferreira da. A Cidade e a Construção da Cultura nos Espaços Festivos Católicos. p. 128 - 145, 2013. In: VASCONCELOS JÚNIOR, et al. HIERÓPOLIS: o sagrado, o profano e o urbano. Edições UFC, 2013.

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/7, acesso em 05/12/2018.

http://www2.ipece.ce.gov.br/atlas/capitulo1/11.htm, acesso em 02/01/2019

Publié-e

2023-05-26

Comment citer

Silva, F. O. D. da. (2023). As reflexões acerca da salvaguarda da capoeira no estado do Ceará e a ação política educacional na construção de um aplicativo para smartphones. Revista Mutirõ. Folhetim De Geografias Agrárias Do Sul, 4(1), 115–125. https://doi.org/10.51359/2675-3472.2023.256335

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.