Novas dinâmicas socioterritoriais no espaço rural de União dos Palmares: uma análise das relações campo-cidade e rural-urbano estabelecidas pelo apiário Zumbi Dos Palmares
DOI:
https://doi.org/10.51359/2675-3472.2025.265933Parole chiave:
Alagoas, urbanidades, ruralidades, espaço, territorialidadesAbstract
Nas últimas décadas, a discussão sobre a conexão entre campo e cidade, bem como entre o meio rural e urbano, tornou-se um tema de grande importância nas ciências humanas e sociais. Essas duas dimensões espaciais passaram por transformações significativas, originando novas dinâmicas socioterritoriais que demandam uma revisão dos conceitos de rural e urbano. No contexto atual, marcado pela era técnico-científico-informacional, as interações entre campo e cidade se direcionam tanto para o debate sobre a crescente urbanização da sociedade, impulsionada pelo avanço tecnológico e científico no meio rural, estreitando os vínculos entre agricultura e indústria, quanto para o processo de valorização renovada do campo. Este estudo tem como propósito examinar as relações entre campo e cidade, bem como entre o rural e o urbano, estabelecidas pelo Apiário Zumbi dos Palmares, com o intuito de identificar as novas dinâmicas socioespaciais que emergem no espaço rural do município de União dos Palmares. A pesquisa adota uma abordagem qualiquantitativa, fundamentada em levantamento bibliográfico, observação de campo, aplicação de questionários com trabalhadores e moradores da área estudada, além de entrevistas semiestruturadas para compor o banco de dados do estudo. Os achados da pesquisa indicam que o Apiário Zumbi dos Palmares constrói, ao longo do tempo, um conjunto de interações no contexto campo-cidade e rural-urbano, promovendo uma nova configuração territorial por meio de uma dinâmica dialética no espaço rural palmarino. Dessa forma, este estudo se mostra altamente relevante para o campo da geografia, contribuindo para a compreensão das relações entre o meio rural e urbano.
Downloads
Riferimenti bibliografici
HESPANHOL, Rosangela, A. de M. Campo e cidade, rural e urbano no Brasil contemporâneo. Mercator, Fortaleza, v. 12, número especial (2), p. 103-112, set. 2013.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/al/uniao-dos-palmares/pesquisa/14/10193. Acesso em: 11 jun. 2024.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/al/uniao-dos-palmares/pesquisa/18/16459. Acesso em: 20 jan. 2023.
SEBRAE. Própolis vermelha. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/origens/propolis-vermelha,51d056a849ff7710VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso em: 18 maio 2024.
SANTOS, Clélio C. dos. Transformações das relações rural-urbano desencadeadas por grandes empreendimentos hidrelétricos: reflexões a partir de Petrolândia – PE. 2019. 271 p. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
SANTOS, Clélio C. dos; SANTOS, Mauricio L. dos; SILVA, Marciana C. da. Dinâmica socioterritorial das relações cidade-campo e urbano-rural em União dos Palmares - Alagoas. In: Encontro Nacional de Geógrafos, 2022, São Paulo. Anais. São Paulo: USP, 2022. p. 1-14.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Mauricio Luiz dos Santos, Clélio Cristiano dos Santos

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA MUTIRÕ da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
Permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças, onde o foco é a disseminação do conhecimento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.