De Pernambuco ao Sertão do Cariri: discussões a partir de um relato de campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-3472.2024.258540

Palavras-chave:

Aula de campo, Sertão do Cariri, expropriação , luta

Resumo

No curso de licenciatura em geografia, as aulas de campo são essenciais para pôr em prática o aprendizado que existe em sala, sendo uma forma de garantir a práxis crítica do estudo na ação. Pela disciplina de Formação Econômica e Territorial do Brasil, pudemos entender a construção de um país pelas expropriações da terra, grilagens, apropriações do Espaço pelo capital e o genocídio dos povos indígenas e ex-escravizados, fenômenos os quais, originaram lutas e resistências para garantir direitos básicos de cada cidadão. Estudar e pesquisar estes espaços de resistência contribuem não somente para o conhecimento, mas para a própria vida em si como a introdução de uma nova visão do que é o Brasil sob a ótica e contextualização do Sertão do Cariri. 

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Biografia do Autor

Ariadne Fernanda Ferraz Vieira, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Departamento de Ciências Geográficas - Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) - UFPE

Guilherme Barbosa da Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Departamento de Ciências Geográficas - Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) - UFPE

Referências

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

Vieira, A. F. F., & da Silva, G. B. (2024). De Pernambuco ao Sertão do Cariri: discussões a partir de um relato de campo. Revista Mutirõ. Folhetim De Geografias Agrárias Do Sul, 5(2), 138–152. https://doi.org/10.51359/2675-3472.2024.258540

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