Paixão, desejo e narcisismo: aproximações entre Mariana Alcoforado e Emma Bovary

Autores

  • Ana Clara da Costa Carvalho Fernandes Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Personagens Femininas, Feminilidade, Psicanálise,

Resumo

Resumo: O presente trabalho compara a psiquê de duas personagens femininas: Mariana Alcoforado, personagem das Cartas Portuguesas editadas por Claude Barbin e atribuídas à Soror Mariana Alcoforado, e Emma Bovary, personagem de Madame Bovary de Gustave Flaubert, uma vez que, apesar de viverem em épocas e circunstâncias muito distintas, as personagens possuem comportamentos semelhantes. A partir de conceitos da psicanálise como narcisismo e histéria encontrados em Borgato (2012), Souza (2009) e Almeida (1993) e do método da literatura comparada, intentamos traçar quais são os pontos em comum entre as personagens. Ao final da pesquisa bibliográfica, pode-se constatar que há entre ambas uma ligação intrínseca com o Romantismo, já que Mariana Alcoforado pode ser considerada uma prefiguração romântica e Emma Bovary, uma romântica fossilizada (cf. PERRONE-MOISÉS, 2006). Além disso, foi possível reconhecer que as suas narrativas são carregadas de paixões e desejos frustrados, bem como uma feminilidade indomada que as une na história literária, ao mesmo tempo que as diferenciam de outros retratos femininos em suas respectivas épocas. 

Palavras-chave: personagens femininas; feminilidade; psicanálise; paixão.

Biografia do Autor

Ana Clara da Costa Carvalho Fernandes, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda vinculada ao Derpartamento de Letras da UFPE, estuda principalmente Literatura Brasileira.

Referências

ALMEIDA, S. R. Cartas portuguesas: um espelho da problemática feminina. Boletim CESP, v. 13, nº 16, pp. 41-54, jul/dez. 1993

BORGATO, R. A tragédia feminina em Madame Bovary sob a perspectiva psicanalítica. Lettres française, v. V, n. N, 2012.

CAMBEIRO, D. Caminhos de eros sob a óptica da cristalização. Uma mirada sobre as figuras literárias de Heloisa, Mariana Alcoforado e Adéle Hugo. Revista da ABRALIC. v. 7. n. 10. 2007.

CARTAS de amor de uma freira portuguesa: Mariana Alcoforado. Disponível em:<https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4422633/mod_resource/content/1/Cartas%20Portuguesas.pdf> Acesso em: 10/06/19.

CARVALHAL, T. F. Literatura comparada. São Paulo: Ática, 1986.

FLAUBERT, G. Madame Bovary: costumes da província. Trad. Fúlvia M. L. Moretto. São Paulo: Nova Alexandria, 1993.

MERQUIOR, J. G. De Anchieta a Euclides: breve história da literatura brasileira. São Paulo: É Realizações, 2014.

PERRONE-MOISÉS, L. A educação escritural ou o outro Flaubert. In: ___. Flores da escrivaninha: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

SOUZA, C. F. Luto, amor e melancolia nas Cartas Portuguesas, de Mariana Alcoforado. Cad. Cespuc de Pesq. Belo Horizonte, n. 17, pp. 21-31, jun. 2009.

SOUZA, E. M. Itinerários do bovarismo. Ponto-e-vírgula, v. 14, pp. 01-20, 2013.

Publicado

22-12-2020

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.