Paixão, desejo e narcisismo: aproximações entre Mariana Alcoforado e Emma Bovary
Palavras-chave:
Personagens Femininas, Feminilidade, Psicanálise,Resumo
Resumo: O presente trabalho compara a psiquê de duas personagens femininas: Mariana Alcoforado, personagem das Cartas Portuguesas editadas por Claude Barbin e atribuídas à Soror Mariana Alcoforado, e Emma Bovary, personagem de Madame Bovary de Gustave Flaubert, uma vez que, apesar de viverem em épocas e circunstâncias muito distintas, as personagens possuem comportamentos semelhantes. A partir de conceitos da psicanálise como narcisismo e histéria encontrados em Borgato (2012), Souza (2009) e Almeida (1993) e do método da literatura comparada, intentamos traçar quais são os pontos em comum entre as personagens. Ao final da pesquisa bibliográfica, pode-se constatar que há entre ambas uma ligação intrínseca com o Romantismo, já que Mariana Alcoforado pode ser considerada uma prefiguração romântica e Emma Bovary, uma romântica fossilizada (cf. PERRONE-MOISÉS, 2006). Além disso, foi possível reconhecer que as suas narrativas são carregadas de paixões e desejos frustrados, bem como uma feminilidade indomada que as une na história literária, ao mesmo tempo que as diferenciam de outros retratos femininos em suas respectivas épocas.
Palavras-chave: personagens femininas; feminilidade; psicanálise; paixão.
Referências
ALMEIDA, S. R. Cartas portuguesas: um espelho da problemática feminina. Boletim CESP, v. 13, nº 16, pp. 41-54, jul/dez. 1993
BORGATO, R. A tragédia feminina em Madame Bovary sob a perspectiva psicanalítica. Lettres française, v. V, n. N, 2012.
CAMBEIRO, D. Caminhos de eros sob a óptica da cristalização. Uma mirada sobre as figuras literárias de Heloisa, Mariana Alcoforado e Adéle Hugo. Revista da ABRALIC. v. 7. n. 10. 2007.
CARTAS de amor de uma freira portuguesa: Mariana Alcoforado. Disponível em:<https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4422633/mod_resource/content/1/Cartas%20Portuguesas.pdf> Acesso em: 10/06/19.
CARVALHAL, T. F. Literatura comparada. São Paulo: Ática, 1986.
FLAUBERT, G. Madame Bovary: costumes da província. Trad. Fúlvia M. L. Moretto. São Paulo: Nova Alexandria, 1993.
MERQUIOR, J. G. De Anchieta a Euclides: breve história da literatura brasileira. São Paulo: É Realizações, 2014.
PERRONE-MOISÉS, L. A educação escritural ou o outro Flaubert. In: ___. Flores da escrivaninha: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
SOUZA, C. F. Luto, amor e melancolia nas Cartas Portuguesas, de Mariana Alcoforado. Cad. Cespuc de Pesq. Belo Horizonte, n. 17, pp. 21-31, jun. 2009.
SOUZA, E. M. Itinerários do bovarismo. Ponto-e-vírgula, v. 14, pp. 01-20, 2013.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).