Uma análise das questões de literatura presentes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Schlagworte:
Enem, Análise de questões, Abordagem de literatura.Abstract
O presente artigo analisa algumas questões de Literatura recém-exigidas na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), edição de 2019. Desse modo, este estudo possui como principal objetivo analisar de que forma as questões de Literatura são apresentadas no exame e, sobretudo, a forma como são cobradas, averiguando se utilizam de métodos e/ou abordagens, como: fragmentações literárias, historicismo literário ou texto como um pretexto. Após as análises, os resultados mostraram os seguintes aspectos: a temática do historicismo literário ainda é cobrada no Enem; o texto enquanto pretexto ocupa uma parcela significativa no que tange à forma como as questões são apresentadas; os aspectos relacionados à fragmentação textual ainda são presentes nas questões analisadas e, por fim, a leitura propriamente tida como literária tem ganhado espaço, tendo em vista que o exame apresenta questões bastante pertinentes que objetivam o real sentido e compreensão dos textos literários. Este trabalho se constrói, portanto, em um suporte crítico amparado em pesquisas de autores, como Candido (1989), Zilberman(1991), Eco (2003), Chiappini (2005), além das contribuições teóricas de Rocco (1981), Lajolo (1982), Leite (1988) e Kramer (2000).
Literaturhinweise
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