Uma análise das questões de literatura presentes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

Autor/innen

  • Rian Lucas da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Schlagworte:

Enem, Análise de questões, Abordagem de literatura.

Abstract

O presente artigo analisa algumas questões de Literatura recém-exigidas na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), edição de 2019. Desse modo, este estudo possui como principal objetivo analisar de que forma as questões de Literatura são apresentadas no exame e, sobretudo, a forma como são cobradas, averiguando se utilizam de métodos e/ou abordagens, como: fragmentações literárias, historicismo literário ou texto como um pretexto. Após as análises, os resultados mostraram os seguintes aspectos: a temática do historicismo literário ainda é cobrada no Enem; o texto enquanto pretexto ocupa uma parcela significativa no que tange à forma como as questões são apresentadas; os aspectos relacionados à fragmentação textual ainda são presentes nas questões analisadas e, por fim, a leitura propriamente tida como literária tem ganhado espaço, tendo em vista que o exame apresenta questões bastante pertinentes que objetivam o real sentido e compreensão dos textos literários. Este trabalho se constrói, portanto, em um suporte crítico amparado em pesquisas de autores, como Candido (1989), Zilberman(1991), Eco (2003), Chiappini (2005), além das contribuições teóricas de Rocco (1981), Lajolo (1982), Leite (1988) e Kramer (2000).

 

Autor/innen-Biografie

Rian Lucas da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Atualmente, é discente no curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Desenvolve pesquisas na área da Literatura Brasileira com temáticas voltadas ao estudo de gênero e sexualidade, como questões que envolvem o racismo, o feminismo, o homoerotismo, entre outras. Além disso, é escritor de textos (poemas, contos e crônicas) dentre os quais alguns já foram, inclusive, publicados em revistas (Ecos da palavra e LiteraLivre). É participante ativo do PIBIC EaD, com o projeto de pesquisa intitulado: Leitura subjetiva na formação docente: constituição de laços afetivos com o texto literário, pelo IFPB. É membro, também, do grupo de pesquisa (LiDiMe) - Linguagem, Discurso, Mídia e Educação, pela Universidade Federal do Maranhão.

Literaturhinweise

CANDIDO, Antonio. Direitos Humanos e literatura. In: FESTER, Antonio Carlos Ribeiro (Org.) Direitos humanos E… São Paulo: Brasiliense, 1989.

CHIAPPINI, Ligia. Reinvenção da catedral: língua, literatura, comunicação, novas tecnologias e políticas de ensino. São Paulo: Cortez, 2005.

ECO, Umberto. Sobre algumas funções da literatura.In:ECO, Umberto. Sobre a literatura. 2.ed. Rio de Janeiro: Record, 2003, p. 9- 21.

FERREIRA, S. R. Q; REGISTRO, E. S. R. A fragmentação do ensino de literatura nos livros didáticos e sua abordagem na sala de aula.Anais de XI Congresso Internacional da ABRALIC: tessituras, interações, convergências. USP – São Paulo, Brasil, 2008.

KRAMER, Sonia. Leitura e escrita como experiência: seu papel na formação de sujeitos sociais. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v.6, n.31, jan./fev, 2000.

LAJOLO, Marisa. O texto não é pretexto. In: ZILBERMAN, Regina (Org.). A produção cultural para a criança.Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.

LEITE, Lígia Chiappini Moraes. Invasão da Catedral: literatura e ensino em debate. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

ROCCO, Maria Thereza Fraga. Literatura/Ensino: Uma problemática.. São Paulo: Ática, 1981. 288p.

ZILBERMAN, Regina. A leitura rarefeita: livro e literatura no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1991.

ZILBERMAN, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.

Veröffentlicht

2022-01-21

Ausgabe

Rubrik

Artigos

Ähnliche Artikel

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.