Lygia Fagundes Telles e Carmela Gross: dupla exposição de imagens em guerra

Auteurs-es

  • Daniel Bandeira dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mots-clés :

Lygia Fagundes Telles, Roland Barthes, Carmela Gross, Julio Cortázar, Conto, Fotografia.

Résumé

O trabalho em questão tem como objetivo estabelecer uma relação entre a forma do conto e a forma da fotografia e aproximar o conto “Tigrela” de Lygia Fagundes Telles com a obra “Sex, war & dance” de Carmela Gross. A partir das contribuições teóricas de Roland Barthes sobre a fotografia e Julio Cortázar sobre o conto foi possível traçar um paralelo entre os dois gêneros. Os trabalhos acadêmicos de Adriana Pereira da Silva Fontes, Michele Savaris e Rodrigo Maceira, que falam respectivamente sobre a poética de Carmela Gross, paralelos entre a composição do conto e da fotografia e a palavra mídia em Carmela Gross serviram como base da leitura crítica que é proposta neste ensaio. Nossa proposição é a de que existe uma aproximação estética entre a forma do conto e a da fotografia, como também é possível aproximar a poética da escritora Lygia Fagundes Telles com a da artista plástica Carmela Gross. 


Biographie de l'auteur-e

Daniel Bandeira dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduando em Letras - Português/Francês (UERJ), integra o projeto de extensão, Poesia, Ficção e Crítica: exercícios com autor, exercícios de autor e também o projeto NITEFRAN: Núcleo interdisciplinar de tradução e estudos de literaturas francófonas. Também é bolsista de iniciação científica do CNpq, sua pesquisa percorre a obra da escritora Lygia Fagundes Telles e do escritor Roland Barthes, procurando estabelecer um diálogo entre ambos. Tem interesse pelo estudo de arte, literatura contemporânea, literatura latino-americana e literaturas francófonas, sobretudo temas que envolvem o conto, a fotografia, a poesia, e as narrativas míticas.

Références

BARTHES, Roland. A câmara clara, notas sobre a fotografia. Tradução: Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira S.A, 1984.

CORTÁZAR, Julio. Valise de Cronópio. Tradução: Davi Arrigucci Jr. e João Alexandre Barbosa. 1993.

FONTES, Adriana Pereira da Silva. Carmela Gross em seus territórios poéticos. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

MACEIRA, Rodrigo. A palavra mídia em Carmela Gross: desdobramentos neobarrocos, In: Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 26o, 2017, Campinas. Anais 26o Encontro da Anpap. Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2017. p.2679-2692.

SAVARIS, Michele. Paralelos entre a técnica compositiva do conto e da fotografia nas obras Bestiario, Final Del Juego E Las Armas Secretas, De Julio Cortázar. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

TELLES, Lygia Fagundes. Os contos: Lygia Fagundes Telles. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

Téléchargements

Publié-e

2023-05-14

Numéro

Rubrique

Ensaios

Articles similaires

1 2 3 4 5 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.