Lygia Fagundes Telles e Carmela Gross: dupla exposição de imagens em guerra
Mots-clés :
Lygia Fagundes Telles, Roland Barthes, Carmela Gross, Julio Cortázar, Conto, Fotografia.Résumé
O trabalho em questão tem como objetivo estabelecer uma relação entre a forma do conto e a forma da fotografia e aproximar o conto “Tigrela” de Lygia Fagundes Telles com a obra “Sex, war & dance” de Carmela Gross. A partir das contribuições teóricas de Roland Barthes sobre a fotografia e Julio Cortázar sobre o conto foi possível traçar um paralelo entre os dois gêneros. Os trabalhos acadêmicos de Adriana Pereira da Silva Fontes, Michele Savaris e Rodrigo Maceira, que falam respectivamente sobre a poética de Carmela Gross, paralelos entre a composição do conto e da fotografia e a palavra mídia em Carmela Gross serviram como base da leitura crítica que é proposta neste ensaio. Nossa proposição é a de que existe uma aproximação estética entre a forma do conto e a da fotografia, como também é possível aproximar a poética da escritora Lygia Fagundes Telles com a da artista plástica Carmela Gross.
Références
BARTHES, Roland. A câmara clara, notas sobre a fotografia. Tradução: Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira S.A, 1984.
CORTÁZAR, Julio. Valise de Cronópio. Tradução: Davi Arrigucci Jr. e João Alexandre Barbosa. 1993.
FONTES, Adriana Pereira da Silva. Carmela Gross em seus territórios poéticos. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
MACEIRA, Rodrigo. A palavra mídia em Carmela Gross: desdobramentos neobarrocos, In: Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 26o, 2017, Campinas. Anais 26o Encontro da Anpap. Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2017. p.2679-2692.
SAVARIS, Michele. Paralelos entre a técnica compositiva do conto e da fotografia nas obras Bestiario, Final Del Juego E Las Armas Secretas, De Julio Cortázar. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
TELLES, Lygia Fagundes. Os contos: Lygia Fagundes Telles. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).