Análise Linguística/Semiótica no livro didático de português: uma análise das tendências de estudo da língua

Autores

  • Juliana Marcelino Silva Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Maria Aline Rodrigues Bezerra Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Análise Linguística, Tendências de estudo da língua, Livro didático.

Resumo

No Brasil, há ainda uma confusão terminológica e teórica em definir e (re)conhecer a Análise Linguística como um eixo teórico-prático na Educação Básica, fato que gera efeitos retroativos negativos no ensino de língua materna, bem como na elaboração de Livros Didáticos (LD). Nesse contexto, objetiva-se verificar quais são as tendências de estudo da língua que subsidiam a prática de análise linguística em atividades do livro didático de português. Para tal, recorre-se teoricamente aos conceitos e discussões sobre análise linguística realizados por Bezerra e Reinaldo (2013), Bezerra (2019) e Mendonça (2006). Metodologicamente, selecionou-se os volumes do 6º e 8º ano do Ensino Fundamental, da coleção Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem, dos autores Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalch. Os resultados alcançados indicam uma instabilidade teórico-metodológica em relação aos aspectos focalizados nos exercícios propostos, uma vez que ora enfatizam elementos gramaticais a partir de comandos mecânicos, ora destacam elementos semânticos e discursivos a partir da análise de práticas que refletem o funcionamento da língua. Diante disso, conclui-se que, nas atividades do LD em análise, há uma tendência conciliadora no estudo da língua (BEZERRA; REINALDO, 2013), o que sinaliza uma preocupação, por parte dos autores do LD, em desenvolver a competência leitora dos alunos.

Biografia do Autor

Juliana Marcelino Silva, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Graduanda em Letras (habilitação Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente, bolsista do PIBIC, com o projeto: O lugar do ensino de escrita acadêmica em cursos de graduação

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Publicado

25-10-2022

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